domingo, 20 de abril de 2008

Carroças em Brasília são substituidas por triciclos

Veja o vídeo de 25/10/2007 da DFTV

A coleta de papel e material reciclável na Esplanada dos Ministérios será feita, a partir de agora, com o uso de triciclos. Os veículos foram doados para 13 cooperativas de catadores de lixo.


Os triciclos, que possuem capacidade para transportar 1.200kg e alcançam a velocidade máxima de 60km/h, substituirão o uso de carroças e cavalos no centro da capital, proibido desde agosto.

“A princípio esses carros são apenas para as cooperativas. Os carroceiros ainda estão em fase de formação de cooperativa, ainda estão se regularizando. Eles ainda não são cooperados“, diz o presidente da Central das Cooperativas dos Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop), Aldemir dos Santos da Silva.

Estima-se que, dos seis mil catadores do DF, metade faça parte de cooperativas. A outra metade trabalha por conta própria e com a ajuda de animais.

As carroças estão proibidas de circular em todas as rodovias do DF, nas estradas parque que ligam as cidades e nas ruas do Plano Piloto. Quem for pego no trânsito, terá o cavalo apreendido.

Não é difícil, no entanto, flagrar a irregularidade. Nesta quinta-feira (25), atrás do Congresso Nacional, a equipe de reportagem do DFTV avistou um catador. Quando ele viu a equipe, saiu da pista e fugiu pelo canteiro.

Nenhum comentário: