sábado, 11 de novembro de 2006

Fim das Carroças: Sim ou Não?

Este é um dos mais de 8 mil carroceiros de POAFoto: Prefeitura POA



A semana que passou marcou o encontro de carroceiros e integrantes de ONG'S em defesa dos animais de Porto Alegre na Câmara de Vereadores. Em um plenário lotado, participativo e com um clima bastante exaltado, foi realizada uma audiência pública para discutir o projeto que prevê o fim das carroças em um prazo de até oito anos. A matéria é de autoria do vereador Sebastião Melo.

Pela proposta, os catadores não pegariam mais o lixo mas receberiam o material nos galpões de reciclagem. Além disso, os catadores teriam que ter direito à financiamento de veículos movidos por combustíveis não poluentes. Se aprovada, ficará estabelecido que o Executivo Municipal deverá estabelecer no orçamento verbas especificas para a execução e manutenção do Programa.

A dúvida dos carroceiros é: que garantias terão que realmente vão ter outra opção de trabalho se abandonarem suas carroças?

O representante da Associação dos Moradores, Carroceiros e Papeleiros da Ilha Grande dos Marinheiros, Alex Cardoso, pede garantias que as propostas sejam cumpridas e alerta que se a matéria for aprovada como está os carroceiros vão protestar na rua.



Os movimentos de proteção ambiental são a favor do projeto pois criticam as agressões que os carroceiros fazem nos cavalos, além de muitas crianças serem colocadas para guiar as carroças.

Será que esse projeto vai realmente resolver o problema ou vai jogar a sujeira para baixo do tapete?
Postado por Jocimar Farina

Nenhum comentário: