segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Leishmaniose é combatida com armadilha para mosquito

Agentes de saúde da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) montaram um esquema de prevenção para evitar a chegada da leishimaniose à região de Barretos, a 425 quilômetros da capital.



Os técnicos estão instalando armadilhas para capturar e analisar o mosquito transmissor da doença, o Lutzomia longipalpis. Mais conhecido como mosquito palha, o inseto é o vetor da leishmaniose, doença que provoca lesões graves no corpo e pode ser transmitida às pessoas e animais.
- Alguns animais como o rato do mato, o gambá, a raposa e o tamanduá, possuem o parasita da doença. O mosquito, como se alimenta de sangue, está sujeito a ser contaminado e, conseqüentemente, transmitir a doença às pessoas - explica o coordenador do controle de vetores, Olzírio Aníbal.
As armadilhas são uma espécie de lamparina, com um saco e exaustor. A luz atrai o mosquito, que é sugado para dentro do recipiente através do exaustor. A determinação da Secretaria da Saúde, de instalar armadilhas para o mosquito da leishmaniose, abrange cidades da região noroeste do estado de São Paulo, mais próximas de Mato Grosso, onde a doença já é registrada.

Em Barretos, já foram instalados 54 armadilhas. A bióloga Márcia Trevisan é uma das moradoras que concordou em ajudar na pesquisa. A armadilha foi montada no quintal de sua casa. A contribuição é simples, basta acender a luz à noite e trocar o coletor de manhã.
Depois de três dias, a família entregou os coletores à equipe da Sucen, que vai analisar os insetos em laboratório para saber se estão contaminados pelo protozoário que provoca a doença.
Outras regiões
Na região de Campinas, foi registrado um surto de leishmaniose visceral americana (LVA) em Santo Antônio de Posse. Mas segundo o Centro de Vigilância Estadual (CVE), também há transmissão nas regiões de São João da Boa Vista e Metropolitana de São Paulo.

Os cães também estão entre os principais reservatórios da zoonose. Dados do CVE mostram que dos 645 municípios do Estado, 53,2% estão em situação de vulnerabilidade para a leishmaniose.
Maria Lúcia Metello
Abrigo dos Bichos

"Não basta apenas gostar de animais, devemos ter coragem para usar a nossa voz em favor daqueles que não verbalizam "

www.abrigodosbichos.com.br
EPTV - SÃO PAULO -

Nenhum comentário: