domingo, 9 de março de 2008

UM MILHÃO DE ASSINATURAS - WSPA

Bem-estar animal: uma questão presidencial
No dia 5 de março a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) comemorou o apoio do governo da Costa Rica à Declaração Universal de Bem-Estar Animal (DUBEA).

Presidente da Costa Rica, Oscar Arias Sánchez, participa do abaixo-assinado pela
DUBEA.
Esse evento público, que aconteceu no coração da capital San José, foi parcialmente inspirado pelo presidente costa-riquenho, Oscar Arias Sánchez, que recentemente se tornou o milionésimo signatário do abaixo-assinado pela DUBEA. Esse apoio à Declaração é parte da iniciativa de governo chamada “Paz pela Natureza”, que envolve um compromisso tanto institucional quanto pessoal com a proteção dos recursos naturais.

Construindo um movimento mundial

O presidente Oscar Arias Sánchez, que apoiou o evento, reconhece o bem-estar animal como uma questão de importância mundial:

– Um grande desafio se põe diante de nós: construir sem destruir. Precisamos construir uma sociedade em que a construção de habitações não destrua o meio ambiente; em que indústria e comércio não sejam sinônimos de poluição; e que o homem não mate a fauna e a flora. Isso porque precisamos de equilíbrio tanto no desenvolvimento quanto ecológico no que diz respeito a animais e todas as formas de vida.

Patrick O’Marr, Diretor Regional da WSPA Costa Rica, avaliou a parceria com o governo costa-riquenho:

– A WSPA está feliz porque o presidente Oscar Arias Sánchez está promovendo o bem-estar animal na Costa Rica. Essa união de forças para melhorar o bem-estar animal e o meio ambiente deve ser o prenúncio de uma cooperação entre ONGs e governos por todo o mundo.

Comemoração conquista politicos

Diretor da WSPA Costa Rica ao lado do Ministro do Meio Ambiente, da Vice-Presidente e do Ministro da Educação costa-riquenhos, além de Justine Smith, coordenadora mundial da campanha
pela DUBEA


A Vice-Presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, acompanhada pelos Ministros do Meio Ambiente (Roberto Dobles) e da Educação (Leonardo Garnier) presidiram a comemoração. Chinchilla foi bastante enfática em seu discurso, ao convocar todos os costa-riquenhos a participar do abaixo-assinado pela Declaração Universal de Bem-Estar Animal. A vice e os ministros não ficaram só no discurso: depois de defender a DUBEA e assinarem a petição, os três quebraram o protocolo e desceram do palanque para coletar mais assinaturas entre as milhares de pessoas presentes!

– O ser humano o senhor e mestre do mundo, mas apenas um elo do frágil ciclo da vida.

Vice-presidente e ministros levam público a participar do abaixo-assinado

Se esse ciclo se rompe, não apenas os ursos, os golfinhos, as araras e os elefantes irão sofrer, como também cada um de nós. Em muitas ocasiões, nós [seres humanos] usamos [nossa superioridade] para destruir os fracos e causar sofrimento àqueles que não podem se defender. Isso é muito sério. Para Cristina Martins Barreira, Representante da Comissão Européia para a Costa Rica o Panamá, no contexto de um futuro acordo comercial entre a União Européia e a América Central, seria muito importante assegurar que qualquer produto de origem animal exportado para o mercado europeu tenha sido produzido de acordo com padrões que respeitam as necessidades dos animais e evitam o sofrimento deles. – Sabemos que ainda existe uma grande estrada para percorrer, mas temos a certeza de que a Costa Rica está no caminho certo e que a iniciativa “Paz com a Natureza, Paz com os Animais” receberá um forte apoio internacional.

Cobertura jornalística brasileira

Luisa Mell entrevista Vice-Presidente da Costa Rica para o programa de TV Late Show
A apresentadora do programa de TV Late Show (RedeTV!), Luisa Mell, também compareceu ao evento e registrou as atividades. Elas incluíram a participação das afiliadas da WSPA, que mostraram o trabalho que fazem em prol dos animais. Um dos entrevistados foi o Diretor Regional da WSPA Brasil, Antonio Augusto Silva: – A participação da mídia é importante na construção de um movimento mundial de bem-estar animal. Quanto mais esse tipo de mensagem atingir o público geral, mais forte será o movimento, pois a conscientização e a educação humanitária são fundamentais para implementar melhorias efetivas na vida dos animais. As reportagens realizadas por Luisa Mell na Costa Rica poderão ser vistas nas próximas edições do Late Show.

Uma mensagem para todas as idades

Mais de 100 crianças de três escolas locais participaram das atividades teatrais, musicais e artísticas. A abertura, com atores vestidos de animais, ajudou a avivar o significado da DUBEA para alunos do ensino fundamental.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Exmo. Sr. Reinhold Stephanes
Como um orgulhoso cidadão brasileiro, escrevo para informá-lo que mais de um milhão de pessoas (incluindo 122.261 brasileiros) já fazem parte do abaixo-assinado Para Mim os Animais Importam, apoiando a Declaração Universal de Bem-Estar Animal (DUBEA).
A DUBEA é um acordo entre povos e nações que visa ao reconhecimento dos animais como seres sencientes, que podem sofrer, para defender o respeito a suas necessidades de bem-estar e acabar de uma vez por todas com a crueldade contra os animais. A DUBEA é estruturada como um conjunto de princípios de bem-estar animal, desenvolvida para encorajar e permitir que os governos disseminem iniciativas e legislações de bem-estar animal.
O bem-estar animal abrange o bem-estar físico e mental dos animais, e portanto é particularmente importante para os animais sencientes, que têm sentimentos, incluindo sofrimento, dor e prazer. Já existem fortes evidências científicas da senciência em todos os vertebrados e em alguns invertebrados.
Como os animais são tratados importa tanto para pessoas como para os animais. Um reconhecimento do bem-estar animal irá produzir benefícios aos animais, às pessoas e ao meio-ambiente - benefícios que são importantes para os membros da ONU e para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.
Governos e organizações intergovernamentais já estão recohecendo os benefícios da DUBEA. Em maio de 2007, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) aprovou uma resolução formal em apoio do desenvolvimento de uma DUBEA, e representantes de cinco governos (Costa Rica, Quênia, República das Filipinas, Índia e República Tcheca) concordaram em defender a DUBEA nos seus próprios governos e também em governos vizinhos.
Celebrações honrando o signatário de número um milhão, o Presidente da Costa Rica Sr. Oscar Arias Sanchez, serão realizadas em San José, no dia 5 de março. Portanto escrevo para convidá-lo a se juntar ao Presidente Arias dando seu apoio pessoal à Declaração e a encorajar nosso governo a apoiar publicamente a iniciativa.

Nenhum comentário: