segunda-feira, 31 de março de 2008

"I Encontro sobre Métodos Substitutivos ao Uso de Animais na Educação"

EVENTO DISCUTE A UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS NO ENSINO
DE SAÚDE

Pela primeira vez na América Latina, iniciativa prevê encontros no Brasil, Argentina, Bolívia e Peru, entre março e abril deste ano.


Promovido pela InterNICHE (The International Network for Humane Education), o "I Encontro sobre Métodos Substitutivos ao Uso de Animais na Educação: a ética no avanço do saber", que acontece entre 03 e 10 de Abril, em São Paulo, apresentará ao público novas tecnologias e métodos de ensino capazes de proporcionar uma educação com enfoque ético e de alta qualidade nas ciências biológicas, medicina humana e veterinária. A intenção é promover a substituição de experimentos em animais por meio de recursos alternativos, os quais já se tornaram tendência mundial nas últimas três décadas.

Pela primeira vez no Brasil, a iniciativa faz parte do "Latino America Tour InterNICHE", que engloba outros países do continente como: Bolívia, Peru e Argentina, além do México. O evento brasileiro acontece nos dias 03 e 04 de abril na Fundação e Faculdade de Medicina do ABC - FMABC, na PUC Campinas no dia 05, na UNICAMP nos dias 07 e 08 e na USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, dias 09 e 10 do mesmo mês, com atividades programadas para o período da manhã e da tarde.

Entre as novidades, serão exibidos softwares nas áreas de cirurgia e farmacologia e proferidas conferências internacionais pelo coordenador da InterNICHE, Nick Jukes (Inglaterra). Demonstrações de Métodos Substitutivos, palestras técnicas e mesas-redondas sobre questões éticas e de Direitos Animais e Estudantis, estão incluídas
na programação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do Encontro antes do início das atividades do dia (entre 8h e 9h). O evento pretende levar informações e conhecimentos a estudantes, profissionais, acadêmicos e cientistas das áreas das Ciências da Vida e profissionais afins sobre o tema. Mais informações no site: www.educacaohumanitaria.org/encontro


Brasil: um modelo ultrapassado

Atualmente, mais de 70% das escolas médicas norte-americanas, em cursos de fisiologia, cirurgia e farmacologia já abandonaram o modelo animal de ensino. A decisão tomada apoia-se em mais de 30 trabalhos científicos. Estas pesquisas concluíram que estudantes que utilizaram, no aprendizado, recursos alternativos tiveram desempenho igual ou melhor do que aqueles que utilizaram a vivissecção ou a dissecação (Balcombe,2001).

Sobre a InterNICHE


A InterNICHE foi fundada em 1988 na Europa e transformou-se em referência internacional tanto na luta contra o sofrimento e a morte desnecessária de animais em testes e aulas como no apoio à liberdade de consciência do estudante. Ela possui representantes em mais de 30 países no mundo.

Fonte:sentiens@sentiens.net

Nenhum comentário: