domingo, 20 de abril de 2008

Serra proíbe 'eutanásia' em animais saudáveis

Serra proíbe 'eutanásia' em animais saudáveis

O governador José Serra (PSDB) sancionou lei que proíbe a “eutanásia” em animais saudáveis nos 645 municípios de São Paulo. A medida já está em vigor. Caberá aos municípios realizar ações de castração e de adoção para bichos em boas condições de saúde. Segundo a lei, nem animais ferozes, como pit bulls, poderão ser sacrificados. Antes, eles deverão ser “socializados” e colocados para adoção. Se nada der certo, poderão ser mortos após 90 dias. A notícia é de Marici Capitelli e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 18-04-2008.



Protetores de animais comemoraram a sanção. “É uma vitória para todos os animais. Antes, eram levados para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e sacrificados em três dias”, afirma Raquel de Jesus, de 48 anos, que resgata animais.

Ana Gabriela de Toledo, vice-presidente do Projeto Esperança Animal, classifica a lei como “maravilhosa”. Ela diz que São Paulo passa a atender determinações da Organização Mundial da Saúde que preconiza a esterilização dos animais e a conscientização na proteção.

Angela Caruso, do Fórum de Proteção Animal, também comemora a aprovação, mas se preocupa com a capacidade de implantação nas cidades. “Em todo o Estado, existem cerca de 80 CCZs. Precisamos agora é cobrar que o Estado repasse recursos para os municípios.”
Fonte: IHU ON LINE
19/4/2008

Um comentário:

Lucia disse...

Nossa que domingo,foi uma decissao muito dificil,mas meu amor falou mas alto,eu seria muito egoista se deixasse o meu cao,meu amigao sofrer mais ainda,juro nao queria,estou sofrendo,mas vivendo de boas lembranças,meu cao fila brasilerio teve tumor e nao tinha mas o que fazer,ja estava com hemorragia,anemia,e vomitava sangue,cheguei a pensar,como seria possivel isto acontecer,ele era super bem tratado,amado,e teve este problema,nossa como doi a perda,corredor vazio,seus panos no varal,casinha desmontada,e um vazio enorme,pois vejo o portao do canil aberto,BIN,este era o seu nome,nao posso dizer que vou sentir saudades,pois ja estou sentindo,ai vem em minha mente,ele indo para o veterinario,que dor,meu DEUS,que inocencia a dele,mas o que eu poderia fazer nada,pensei em deixar ele morrer ao pouco,ou entao nao ir mas la no cantinho dele para ver-lo mas isto sim seria crueldade da minha parte deixar-lo sozinho nesta hora,mas seja com for,fiz com a conciencia tranquila sabendo que eu estaria fazendo o melhor para ele,estou triste sim,mas conformada.