quarta-feira, 21 de maio de 2008

Austrália inclui diabo da Tasmânia em lista de animais em perigo de extinção

A Austrália incluirá esta semana o diabo da Tasmânia, o pequeno marsupial carnívoro emblemático da ilha do sudeste do país que lhe deu este nome, na lista de animais em perigo de extinção, informou nesta segunda-feira uma fonte governamental.


A autoridade de Indústria do governo regional da Tasmânia, David Llewellyn, ressaltou que "todos os meios e esforços adequados" serão mobilizados para proteger este animal, ameaçado por uma rara e ainda não identificada forma de câncer que já dizimou 60% de sua população.

O governo do estado da Tasmânia também aprovou a elaboração de um programa para a criação de uma reserva para espécies saudáveis do diabo, ou demônio, da Tasmânia.

"Em caso de necessidade, poderemos recorrer aos animais dessa reserva para introduzir novos diabos da Tasmânia na natureza", explicou o ministro à rede de TV australiana ABC.

Segundo as organizações de defesa dos animais, o câncer que afeta os diabos da Tasmânia pode ser causado por envenenamento por pesticidas ou outras substâncias poluentes.

Os cientistas consideram plausível esta hipótese, mas acreditam que se trata de uma forma de câncer contagioso que os animais transmitem um para o outro brigando entre si.

SYDNEY (AFP) —

Nenhum comentário: