terça-feira, 20 de maio de 2008

Lei que proíbe eutanásia de cães antes de 90 dias lota canil de Ribeirão Preto

Num reflexo da nova legislação estadual sobre cães apreendidos, o canil da Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto está repleto de cães de raças agressivas, como pit bulls e dobermans, segundo reportagem do jornal A Cidade.


No último dia 14 de abril, entrou em vigor lei estadual sancionada pelo Executivo estadual, proibindo a eutanásia de animais antes de 90 dias. A legislação municipal de Ribeirão Preto permitia o sacrifício de cães não reclamados após 72 horas de apreensão.

= Esse acúmulo de cães agressivos decorre da nova legislação. Antes, esperávamos até mais de três dias, mas muitas vezes acabávamos tendo de eutanasiá-los - explica Eliana Colucci, chefe da Divisão de Controle de Zoonoses.

No início dessa semana, em canis de observação (individuais), existiam dez animais agressivos - nove pit bulls e um dobermann. Após entrevistas de Eliana Colucci, em que anunciou que os cães estavam à disposição para doação, "choveram", nas palavras dela, telefonemas de pessoas interessadas. Um pit bull já foi doado.

- Fizemos a vistoria no local, uma empresa localizada na rua Campinas, na Vila Carvalho. A cadela pit bull, que já estava castrada, foi para a nova casa na terça - conta.

Outras duas visitas a moradores interessados já estão agendadas.

- E dois donos de pit bull que haviam escapado já estiveram aqui providenciando os documentos para retirar seus animais - explica.

O proprietário paga diária de R$ 1,00 mais taxa de apreensão de R$ 3,35, valores que têm de ser recolhidos em agência bancária.

Ainda assim, restam quatro pit bulls e um doberman para serem doados. Se esses animais, todos saudáveis, não encontrarem novos donos, serão sacrificados após 90 dias de permanência.

- Temos de ter canis individuais à disposição para animais que chegam com histórico de agressões - explica.

Mas cães de raças tidas como ferozes são mesmo perigosos?

- Temos no canil um pit bull que estava abandonado aqui por perto e que um funcionário trouxe para dentro apenas com pedacinhos de doce. Foi jogando no chão e o pit bull foi entrando, até o canil. É um cão supertranqüilo - relata Eliana Colucci.

Segundo ela, quando o pit bull é misturado com outras raças fica mais feroz.

- Estamos com um pit bull misturado com labrador que é realmente muito feroz - diz.

Antes da legislação estadual, que entrou em vigor em 14 de abril, cães de raças como o pit bull não podiam ser doados.

- Agora podemos doá-los, mas os critérios para aprovação dos candidatos são mais rigorosos. Temos de ter certeza de que o animal vai para um lugar seguro, de onde não vai escapa -argumenta
Fonte: Globo On Line

Nenhum comentário: