segunda-feira, 2 de junho de 2008

Como escolher a raça

Antes de escolher um cão, é preciso conhecer bem o comportamento das diferentes raças. Para o médico veterinário Fábio dos Santos Teixeira, do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS, os pais devem saber educar os cães e não fazer deles simples brinquedinhos para os filhos.


- O animal precisa conviver e participar da vida da criança, e não ser um brinquedo que pode ser esquecido - diz o veterinário.

Confira algumas características de acordo com o tamanho do animal:

Cães de médio e grande porte:

São animais fortes, ativos e geralmente menos nervosos do que aqueles de pequeno porte. Cães da raça boxer, labrador e bulldog não têm histórico agressivo e podem ser indicados para o convívio com crianças. Animais selecionados e treinados para guarda e ataque não devem conviver com os pequenos, pois podem apresentar comportamentos agressivos.

Cães de pequeno porte:

São mais práticos para morar em apartamento e mais nervosos do que os cães de médio e grande porte. Causam acidentes menores, mas podem ser machucados com mais facilidade por crianças mais arteiras.

Gato não é cachorro

É preciso ter controle e saber reconhecer que o temperamento de cães e gatos é diferente. Gatos gostam de dar sustos nas pessoas, principalmente no final do dia, e não podem ter um banheiro em locais onde há muita circulação de pessoas. Gatos costumam arranhar ou morder quando são pequenos ou estão assustados ou estressados.

Os cães são mais domesticáveis e, desde bem cedo, devem aprender a não pular nas pessoas da família.
Fonte Zero

Nenhum comentário: