quarta-feira, 9 de julho de 2008

Aposentada ganha na Justiça direito de ficar com papagaio

ve foi encontrada ferida há 20 anos e, desde então, passou a ser parte da família.
Ibama quis apreender o animal após receber denúncia anônima.



aposentada Alzira Ferreira conseguiu na Justiça o direito de ficar com o papagaio Alcides, que vive com ela há 20 anos, em Belo Horizonte.

O bicho de estimação foi encontrado ferido pelo marido da aposentada. O casal cuidou do animal e, desde então, ele passou a ser considerado parte da família.

Há um ano e meio, o marido de Alzira morreu. Ela ficou viúva, mas não sozinha. “Ele é meu companheiro”, disse a aposentada ao exibir o animal.

No mês passado, após receber uma denúncia anônima, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama buscar) tentou apreender o animal. Por ser uma ave silvestre, o papagaio não poderia ser criado em cativeiro.

“Falaram que eu tinha que levar [o papagaio] e que, se eu não levasse, eles viriam buscar. Quase que eu caí perto do telefone. Fiquei me sentindo mal, deu a maior agonia por dentro”, disse Alzira.

A aposentada entrou na Justiça e, nesta quinta-feira (3), ela ganhou o direito de permanecer com o bicho de estimação.

“É uma pessoa idosa, com a saúde debilitada e que poderia sofrer muito se o animal fosse tirado dela. Foram alguns pontos considerados pela juíza para decidir a favor de dona Alzira”, explicou o defensor público federal Estevão Couto.

Agora, a aposentada pretende seguir a rotina na companhia de Alcides, que fala quando quer e ganha comida de hora em hora.

A assessoria de comunicação do Ibama informou que o órgão vai acatar a decisão judicial.
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: