quarta-feira, 30 de julho de 2008

ONG pede que Obama adote um animal vira-lata

A Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) enviou uma carta ao provável candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, pedindo que ele adote um animal vira-lata em vez de um animal de raça.


O senador por Illinois diz que prometeu a suas filhas que poderiam ter um cão ou um gato após as eleições gerais de 4 de novembro, quando ele pode se tornar o primeiro presidente negro do país. A família Obama ainda não tem nenhum animal de estimação e isso levantou, como aponta reportagem do "Los Angeles Times", especulações entre os amantes dos animais.

A carta da ONG de proteção aos animais diz que "milhões de grandes vira-latas americanos estão marcados para morrer nos abrigos superlotados da nação" e pede que ele siga a tendência das pessoas com compaixão que estão adotando estes animais.

"Adotar um animal não apenas salva uma vida, mas demonstra compaixão e a crise de superpolulação merece atenção de todos os americanos", continua o texto.

Em tom mais parecido com a campanha presidencial, o texto diz ainda que todo animal comprado em lojas tira a casa de um animal necessitado, esperando pela chance do sonho americano de vida, liberdade e a busca pela felicidade".

Vantagem

No quesito de animais de estimação, o republicano John McCain está liderando. Uma pesquisa encomendada em junho pela agência Associated Press e pelo site Yahoo! News mostra que donos de pets, especialmente cães, preferem McCain (42%) a Obama (37%).

"Acredito que uma pessoa que possui um animal de estimação tem mais compaixão, se importa, é altruísta e confiável", afirma Janet Taylor, de Plymouth, Massachusetts, uma dona-de-casa aposentada com dois gatos, Lady Jane Taylor e Mr. Tommy Katz.

Ao contrário de Obama, McCain tem uma variedade de animais de estimação, incluindo o springer spaniel inglês Sam, o vira-lata Coco, as tartarugas Cuff e Link e o gato Oreo, além de um ferret, três periquitos e vários peixes de água salgada.

A Associação Americana de Fabricantes de Produtos para Animais estima que os americanos mantenham em suas casas 88 milhões de gatos e 75 milhões de cães. Em ambos os grupos McCain tem vantagem sobre Obama: 43% a 34% entre os donos de cães e 41% a 38% entre os donos de gatos.
Folha Online

Nenhum comentário: