domingo, 20 de julho de 2008

PRF apreende cerca de 500 aves silvestres

A Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com a Delegacia de Proteção Ambiental da Polícia Civil e o Ibama, apreendeu aproximadamente 500 aves silvestres e um mico durante a Operação Fauna Livre, realizada pela manhã em Feira de Santana, interior da Bahia. Quatro pessoas foram presas acusadas de comércio ilegal de animais.


A operação, que começou às 6h e durou quatro horas, envolveu 20 policiais federais, oito viaturas, 15 agentes da Polícia Civil, além de dois delegados e seis fiscais do Ibama.

Primeiro, os policiais visitaram a feira da Estação Nova, conhecida como "Feira dos Pássaros". No local, foram presos os vendedores Adeuri Sobral da Conceição, 48 anos, Adriel José de Melo, 26 anos, Moacir Santos Almeida, 35 anos, e Ademar Cerqueira Xavier, 43 anos. Com eles foram apreendidas mais de 350 aves silvestres de várias espécies, como canários, azulões, pássaros pretos, periquitos, bem-te-vis e até um mico. Os animais estariam em gaiolas jogadas no chão, sob o sol quente e sem comida.

Depois a equipe seguiu para casa de Josamel Pinheiro dos Santos, conhecido como "Dentinho", um suposto traficante de animais. O suspeito estaria viajando, mas os policiais teriam encontrado centenas de gaiolas e mais de 150 pássaros no local. Em vários quartos teriam sido encontradas estruturas montadas com cuidado para criação de aves. Segundo a polícia, Santos já foi preso em janeiro, por policiais rodoviários federais, no Estado de Sergipe, quando transportava canários.

Os animais apreendidos e os comerciantes detidos foram encaminhados para o Complexo Policial da cidade. De lá, os pássaros serão levados pela equipe do Ibama para o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras), em Salvador (BA).
Fonte:Paraiba.com

Nenhum comentário: