quarta-feira, 16 de julho de 2008

Uso de cobaias deve ter rigor


O professor da Faculdade de Medicina de Botucatu, ligada à Universidade Estadual Paulista (Unesp), William Saad Hossne, defendeu um rigor maior na concessão de autorização para o uso de animais em pesquisas biomédicas. Na avaliação do ex-coordenador do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), a concessão de autorizações deve ser feita nos mesmos moldes em que são feitas as autorizações para pesquisas em seres humanos. Hoje, diz Hossne, há uma resolução que norteia esse tipo de pesquisa. "Essa resolução tem força de lei e o pesquisador que desrespeitar pode ser preso e perder a licença (profissional)", explica.



Ele participou da conferência Ética na Experimentação Animal na 60ª Reunião Anual da SBPC. De acordo com o professor, cabe aos homens reivindicar os direitos dos animais. De acordo com Hossne, existem comitês independentes e multisetoriais que analisam propostas de pesquisas com seres humanos. Para o professor, o mesmo deve ser feito para a aprovação de experiências com animais. Segundo ele, no projeto apresentado o pesquisador tem que justificar os motivos pelos quais as experiências são necessárias e os tipos de animais que podem ser usados. A bioética deve nortear a análise desses projetos e a concessão ou não das autorizações. "Os comitês de ética animal já existem, mas têm que ser institucionalizados", defende.

Pelo segundo dia consecutivo a pesquisa com animais é tema de conferências no encontro. E novamente entidades protetoras dos animais e ativistas independentes promoveram um manifesto contra a vivissecção - experiências com animais vivos. As discussões ocorrem no momento em que a Câmara dos Deputados aprova a Lei Arouca, que regulamenta o uso de animais em experiências científicas.
Patrícia Azevedo / Agência Anhangüera
Fonte:BrasileMundo


Nenhum comentário: