quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Disque Denúncia completa dois meses de funcionamento. MA-

No dia dois de Agosto, o Disque Denúncia que funciona 24h no telefone 3223-5800, completa dois meses de funcionamento demonstrando estar cada vez mais em sintonia com a sociedade maranhense, haja visto o total de 3 mil ligações que proporcionaram um aumento de 30% no número de denúncias recebidas no mês de Julho.


Nota-se que após a disponibilização do telefone 0300-3135800 para as cidades cujo o código é (99), o Disque Denúncia obteve um significativo aumento de denúncias vindas do interior do Estado que hoje já representam 10% do total das denúncias.

Das mais de 3 mil ligações recebidas na central do Disque Denúncia, destaque para os cinco bairros do município de São Luís que mais denunciam irregularidades: Coroadinho, São Francisco, Maiobão, Cidade Operária e Centro.

Dentre as irregularidades mais denunciadas estão: o tráfico de drogas (33%), roubos (11%), furtos (10%), maus tratos contra crianças e adolescentes (3%), violência contra a mulher (2%) e o estelionato (2%). Importante notar o salto na quantidade de denúncias do crime de maus tratos apresentado no mês de Julho, onde ocupa a posição de 3º crime mais denunciado, sendo que no mês passado não figurava nem entre os dez. A falta de cuidado, agressões físicas e o abandono caracterizam este tipo de crime cometido contra a criança e o adolescente.

Os resultados apresentados em Julho demonstram a importância deste serviço para a sociedade maranhense.

Denúncias de crimes ambientais também geraram resultados a sociedade maranhense. No Bairro do Miritiua, na rua General Artur Carvalho, denúncias impediram que o Rio Gangan fosse aterrado para a construção de um campo de futebol, tendo a denúncia caráter imediato e comunicada de imediato o Batalhão de Polícia Ambiental que chegou momentos antes de caçambas despejarem uma quantidade de terra que acabaria com o curso do rio.

No município de São José de Ribamar no bairro do Jardim Tropical, informações recebidas constavam que devido a grande presença de criadores de animas, a prática de crimes ambientais como maus tratos e abandono de animais em vias públicas era recorrente no local. Fato este denunciado ao Batalhão de Polícia Ambiental que foi ao local, realizou um levantamento fotográfico e instruiu os moradores e criadores de que tal pratica incorria em crime ambiental, fato já solucionado pela fiscalização quinzenal realizada pela Polícia Ambiental no referido local.
Badauê Online. São Luis - Maranhão

Nenhum comentário: