quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Entendendo melhor o seu gato

Para você a entender melhor o seu gato enumerei algumas atitudes curiosas comumente adotadas pelos bichanos. Espero com isso deixá-lo mais tranqüilo sobre a sanidade do seu gato e mais sintonizado com a natureza dessa espécie incrivelmente independente e criativa.


1)- Empurrar as patinhas contra a barriga do dono:

Essa é uma típica atitude de amassar uma superfície para torná-la mais confortável. Não importa que seja a sua barriga, para seu gato o que interessa é que o contato seja o mais agradável possível.

2)- Esfregar a cabeça no seu corpo:

Os gatos têm glândulas odoríferas embaixo da pele, no seu bigode e em volta dos olhos, quando seu gato esfrega a carinha em você está te marcando com o odor dele numa atitude afetiva e de apego. Isso quer dizer que ele gosta de você pra valer.

3)- Preferir beber água em gotas que caem da torneira:

Há duas explicações para isso. Primeiro porque a água que cai da torneira está sempre mais fresca e segundo porque gatos que ficam sozinhos o dia todo buscam maneiras de se tornarem independentes, desenvolvem estratégias que lhes garantam a sobrevivência.

4)- Correr pela casa a meia noite:

Para os gatos, a noite é a hora em que caçam. Gatos que ficam sozinhos durante o dia tendem a dormir mais nesse período e são os mais inclinados a desenvolverem atividades noturnas. Portanto, respeite isso ou mude a rotina diurna dele.

5)- Lamber você:

Se o seu gato lamber seu cabelo, rosto ou dedos significa que ele tem por você um estreito vínculo afetivo. Gatos só promovem asseio em outros gatos com quem tenham laços estreitos, como a mãe e seus filhos ou irmãos com irmãos.

6)- Tampar o prato de comida:

Quando seu gato fizer um movimento com a pata como se estivesse “tampando” o prato isso pode significar que ele não gostou do cardápio. Se a comida for do tipo úmida, daquelas que vêm em latas, ou se ele gosta muito do que foi servido, então a intenção é proteger o alimento para que não atraia formigas ou outros concorrentes.

7)- Brincar com um rato morto:

Mesmo depois de ter matado o ratinho seu gato pode continuar atacando sua presa como se quisesse prolongar o ritual de caça e assim garantir por mais tempo sua diversão. Ele pode jogar o rato pra cima ou arrastá-lo pela casa imaginando que a presa ainda continua viva.

8)- Acumular pequenos objetos:

Alguns gatos gostam de colecionar objetos pequenos e brilhantes que pertencem ao seu dono. Levam os objetos para algum lugar da casa e lá os mantém. Na natureza os gatos caçam seu alimento e podem levar a algum lugar seguro para consumi-lo depois. Num contexto sem presas reais, esse comportamento pode satisfazer uma necessidade predatória natural que não está sendo atendida.

9)- Chupar ou mastigar roupas de lã:

Comportamento observado com freqüência em raças orientais e nos siameses, o ato de chupar ou mastigar roupas, cobertores, mantas, cortinas e outros objetos é um hábito que pode estar relacionado a uma compulsão oral de mamar na mãe. Necessidade essa que pode não ter sido satisfeita na infância e o gato encontra nas roupas de lã uma forma de aliviar uma frustração latente.

10)- Arrastar o traseiro no chão:

Se o seu gato arrasta o traseiro pelo chão significa que deve ter algum problema ali. Pode ser alguma coisa simples como fezes secas grudadas nos pêlos mas pode ser também algum parasita intestinal ou as glândulas para-anais estão cheias e inflamadas. Nesse caso há bastante desconforto e você deve cuidar disso logo.
http://www.espacoanimal.com.br

Nenhum comentário: