sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Projeto de Zooterapia na Unidade Pediátrica do hospital Universitário da ULBRA

Responsáveis pelo projeto: Médica Veterinária Norma Centeno Rodrigues, Médico Veterinário Luis Antonio Scott, Médico Dr. Wolney Villagran dos Santos
A Zooterapia significa a terapia realizada com a presença de animais, onde o objetivo principal é aguçar a percepção da consciência, inclusive a afetiva, através do contato com os animais.


Nas áreas de atuação da zooterapia destaca-se a Terapia Assistida por Animais (TAA) que é aplicada em tratamentos variados e vem apresentando resultados positivos em todas as áreas onde é utilizada, funcionando como um estímulo para esses tratamentos.

A utilização de animais em tratamentos terapêuticos vem do final do século 18 onde já se utilizavam cães para realizar a socialização com pacientes psiquiátricos, mas considera-se que o introdutor do uso de animais como facilitadores na reabilitação de pacientes com distúrbios físicos ou comportamentais seja o Dr. Boris Levinson que observou em um de seus pacientes que apresentava distúrbios de relacionamento uma melhor integração quando foi deixado em contato acidental com o seu próprio cão, Jingles. Atualmente, as experiências com animais vem mostrando muitos benefícios pois, no caso das crianças, motiva -as a pensar e aprender, através de um ambiente enriquecido; facilita o desenvolvimento emocional através do vínculo entre a criança e o animal, auxilia na superação de conflitos e numa maior consciência de si mesmo além de encorajar o respeito por todas as formas de vida; estimula a participação de crianças mais retraídas e tímidas nas atividades em grupo, facilitando assim a comunicação. A zooterapia, por si só, não tem a capacidade de curar doenças, mas seus efeitos colaboram significativamente na melhora dos pacientes. O projeto INTRODUÇÃO DA ZOOTERAPIA NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO/ULBRA incluiu um cão e um coelho como co-terapeutas na rotina clinica da unidade pediátrica do Hospital Universitário da ULBRA/Canoas apresentando excelentes resultados.

Nenhum comentário: