sábado, 22 de novembro de 2008

Ambientalistas reagem e Paraná vive a 'crise do javali'

Animal exótico, o javali é considerado por especialistas uma das piores espécies invasoras do mundo. No Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, o animal, que se reproduz com facilidade e não tem predador natural, é considerado uma praga pelo Instituto Ambiental do Paraná. Cerca de 200 javalis vivem, atualmente, no parque.



De acordo com informações do Ambiente Vital, a medida dos grupos ambientalistas tem como objetivo impedir que o IAP - Instituto Ambiental do Paraná, adote a captura e a morte dos javalis como forma de controlar a população de animais.

Para a secretária do Grupo Fauna, Andresa Liriane Jacobs, a decisão de abate dos javalis tomada pelo IAP é precipitada e não contempla soluções alternativas. A ambientalista defende um estudo apurado sobre o caso antes de qualquer medida.

A bióloga Simone Camargo Umbria, da Universidade Federal do Paraná, que pesquisa o animal na região, defende o abate dos javalis e assinala que eles são foco de leptospirose e febre aftosa.

Javalis

Os javalis - que têm parentesco direto com o porco doméstico - possuem o corpo coberto por pêlos longos, grossos e de cor marrom escura; alimentam-se de frutos, raízes, animais de pequeno porte e algumas espécies de vegetais; escondem-se e protegem-se em buracos, cobertos de capim, que cavam no solo; e são animais calmos, porém, quando ameaçados, ficam agitados e bravos, podendo atacar até mesmo seres humanos.
Bondenews Paraná

Nenhum comentário: