sábado, 22 de novembro de 2008

Fortaleza preparada para a vacinação de cães e gatos

Fortaleza não registra nenhum caso de raiva animal urbana (cães e gatos) há mais de cinco anos. O último registro da doença em humanos também foi em 2003. Porém, em outubro deste ano foi identificado um caso de raiva silvestre em um morcego. O controle da doença se deve à realização de duas campanhas de vacinação anual em animais, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (foto do secretário de Saúde de Fortaleza Odorico Monteiro).



Em Fortaleza a meta é vacinar 100% de cães e gatos existentes no município, que corresponde a 230 mil cães e 100 mil gatos. Para tanto, a secretaria municipal de saúde irá disponibilizar vacinas em 824 postos fixos, espalhados pelas seis secretarias regionais. Na primeira fase da campanha de vacinação foram vacinados 88% do total de cães e gatos. Estarão envolvidos no trabalho cerca de três mil profissionais, entre agentes de saúde, servidores da Funasa e da Secretaria de Saúde, veterinários, estudantes e voluntários.

Nesta campanha os técnicos estarão utilizando uma nova vacina, mais potente, segura e de efeito mais prolongado que a anterior. A vacina anti-rábica Rabiffa de cultivo celular é um imunobiológico de geração superior que foi importada pelo Ministério da Saúde e garante uma cobertura superior a seis meses. Ela substitui a Fuenzalida & Palácios, ainda hoje fornecida pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora da célula de vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Faço, lembra que todos os animais acima de um ano de idade devem ser vacinados, mesmo que tenham participado das campanhas anteriores.

SAIBA MAIS:

A raiva é uma zoonose transmitida pelo vírus rábico. Segundo a Organização Mundial de Saúde a raiva canina provoca cerca de 55 mil mortes por ano no mundo. A transmissão se dá por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura do animal raivoso. No meio urbano, cães, gatos e morcegos são os principais transmissores.

Até setembro de 2008 foram registradas 4.764 agressões animais em Fortaleza. O município enfrenta o problema do crescente número de animais abandonados nas vias públicas, sujeitos ao sofrimento, a acidentes de trânsito e a disseminação de zoonoses. Por isso é necessário que a população se conscientize, tendo responsabilidade por seus animais, como prevê a lei sobre a posse responsável. Procure um ponto de vacinação mais próximo da sua casa e vacine o seu animal.

Por: Carlos Viana com dados da Prefeitura Municipal de Fortaleza
Acesse também: www.fortaleza.ce.gov.br




Nenhum comentário: