domingo, 4 de janeiro de 2009

Viagens de fim de ano podem ser estressantes para os bichos de estimação

Confira as recomendações essenciais para quem vai colocar os bichinhos na estrada, deixá-los em um hotel ou, quando imprescindível, mantê-los sozinhos em casa


Tão importante quanto planejar sua viagem é se preocupar com o destino dos seus pets durante esse período. Segundo especialistas, não existe uma única solução quando se trata de colocar ou não os bichinhos na estrada. “É preciso avaliar o meio de transporte, saber se o animal passa mal durante longas viagens e se o local para onde os donos irão aceitá-lo”, afirma Cleiser Kurashima, veterinária da Pet Society.

Deixá-los em casa ou levá-los?

Segundo Cleiser, não é aconselhável deixar os bichos de estimação sozinhos. “Faça-o somente quando não houver possibilidade de deixá-los em um hotel ou levá-los consigo”. Caso seja mesmo necessário, alguns cuidados devem ser tomados.

Se o tempo de ausência for grande, peça para alguém próximo ir periodicamente até sua casa para saber se o animal está bem, brincar com ele, trocar a água, alimentá-lo etc. “Não adianta deixar vários potes de comida e água, pois a comida pode estragar e a água ficar suja e quente”, alerta Cleiser.

Dicas de viagem confortável para pets e seus donos

No carro, o animal deverá ser levado em caixas de transporte cujas dimensões permitam que ele gire 360º em torno de si e colocado no banco traseiro.

“Ao viajar de ônibus ou avião é preciso verificar se a empresa aceita animais, como e onde eles devem ser transportados, quais as documentações necessárias para a viagem e se há taxas a serem pagas”, afirma Cleiser.

“Independentemente do meio de transporte, o dono deverá montar uma malinha contendo ração, bebedouro, garrafa com água, petiscos, brinquedos, cobertor ou manta, toalhas umedecidas para higienização rápida em caso de imprevistos, toalha de banho, xampus e protetor solar se for para regiões com muito sol”.

Achou muito? Pois também é imprescindível levar consigo os documentos dele (atestado de saúde e guia de trânsito animal - GTA em caso de viagens intermunicipais e internacionais). “Caso seu pet sofra de enjôos, procure antecipadamente o veterinário e solicite medicamentos para evitar o problema”, orienta Cleiser.

Hotéis especializados

Esses estabelecimentos são uma boa opção. Mas antes de fazer a reserva, pesquise sobre os locais disponíveis, serviços prestados, as instalações, as acomodações, se há suporte veterinário 24h e programação para o lazer do animal. E não se esqueça de checar o preço para que a diária do seu bichinho não saia mais cara que a sua.
Fonte:Abril.com

Nenhum comentário: