sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vigilância Sanitária começa recenseamento canino e felinos em Bagé/RS

A partir da próxima terça-feira (03) a equipe da Vigilância Sanitária começa a fazer o recenseamento dos pequenos animais da cidade, com o apoio do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais São Francisco de Assis (NBPASFA).



A ação começará pela zona leste, compreendendo as vilas e bairros Prado Velho, Ivo Ferronato, Malafaia, Nova Esperança, Santa Tecla, São Bernardo, São Bernardo, Getúlio Vargas, Ferreira, Loteamento São Pedro, Severo, Jardim do Castelo, Estrela D’Alva, Dois Irmãos, Ipiranga, Bonito, Dos Anjos, Pedra Branca, Balança, Habitar Brasil, Morgado Rosa, São Judas, Loteamento Dona França e Ferroviária.

A atividade faz parte do Programa de Controle de Zoonoses, e para ser feita uma análise completa, não só do número de animais domésticos, como também das condições que eles se encontram, será aplicado um questionário que avaliará profundamente estes aspectos.

A ficha será aplicada por casa e, além de conter os dados de identificação do bicho e do proprietário, com endereço, haverá um espaço para ser preenchido com o indicador do número de animais existentes na casa, sexo e espécie.

Informações de como o animal é tratado - como, água limpa, muro, tela, vai-e-vem, corrente, pote de comida e se dorme em casinha - também serão assinalados, assim como, se o animal possui algum tumor, se está sarnoso, magro, com fêmea está prenha ou no cio.

Ainda será ponderado se haverá necessidade de castramento e também a incidência de carrapatos nos cães e nas casas, que aumenta muito no quente verão da cidade.
Prefeitura Municipal de Bagé/RS.
http://www.bage.rs.gov.br/noticias_visualiza.php?idnoticia=3127


Nenhum comentário: