quarta-feira, 11 de março de 2009

Violência

Piracicaba ocupa a terceira posição entre as 15 cidades com o maior número de denúncias transmitidas ao 181, Disque Denúncia da Polícia Civil, e o tráfico de drogas lidera a lista dos chamados feitos ao serviço.



No mês passado, segundo a ONG Instituto São Paulo Contra a Violência, das 189 ligações feitas de Piracicaba para o Disque Denúncia, 114 eram de tráfico de entorpecentes. É um índice alto, já que o segundo crime mais denunciado foi o jogo de azar, que totalizou 25 chamados apenas.

Na sequência vêm maus tratos contra crianças (11), crueldade contra animais (5), maus tratos contra idosos (7), armas de fogo (3), procurados pela Justiça (3), entre outras. Das 189, somente três não procederam.

O delegado da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), Wilson Lavorenti, disse que é um número considerável, mas que a quantidade de prisões e drogas apreendidas, desde o início deste ano, são consideráveis.

“É um índice preocupante, exige atenção especial. As pessoas denunciam, nós investigamos e se for confirmado o tráfico, tiramos os traficantes de circulação. É muito importante denunciar”, destacou.

INVESTIGAÇÃO. O delegado seccional Licurgo Nunes Costa disse que todas as denúncias são investigadas. Para casos de tráfico temos a Dise, que é especializada e tem policiais capacitados. Tanto que, quando pedem mandado de busca e apreensão, são prontamente atendidos pelo Judiciário”.

Ele disse acreditar, também, que a quantidade de denúncias referentes ao tráfico faça parte de um termômetro social. “Quanto mais desemprego, locais tidos como suspeitos, insalubres, pontos de prostituição, sempre há uma preocupação maior com este tipo de crime”.

O delegado declarou que há preocupação da sociedade em denunciar os pontos de tráfico. “Todos os casos são investigados, para não cometermos injustiça”, completou Costa.
ANA CRISTINA ANDRADE
Da Gazeta de Piracicaba
ana.andrade@gazetadepiracicaba.com.br


Nenhum comentário: