quarta-feira, 15 de abril de 2009

Brigitte Bardot defende os gatos da Redenção


Entidade de símbolo sexual dos anos 60 pede solução para evitar que ONG deixe espaço no parque de Porto Alegre.


A polêmica sobre os gatos abandonados no Parque da Redenção ultrapassou os debates na Capital e ganhou repercussão internacional.

Na tentativa de evitar que a prefeitura retire o espaço dedicado a cuidar dos animais recolhidos na área, a organização não governamental (ONG) defensora dos felinos recebeu o apoio da Fundação Brigitte Bardot. A instituição, fundada pela atriz que foi um símbolo sexual dos anos 60 e 70, é uma das mais conceituadas mundialmente em defesa dos animais.

A entidade soube da dificuldade do movimento gaúcho por um e-mail enviado na semana passada, depois de a Secretaria Municipal do Meio Ambiente determinar a desocupação da área até hoje. A prefeitura tomou a decisão motivada pelas reclamações de pais que levam os filhos ao playground e encontravam os brinquedos cobertos com a sujeira dos bichos.

Sensibilizada com a situação da ONG, que abriga 15 filhotes de gatos no espaço fundado em 2001, a fundação cobrou uma solução para o assunto em uma mensagem eletrônica enviada ao prefeito José Fogaça e à administração do parque. O apoio internacional foi comemorado pelos integrantes do movimento.

– O tratamento dos gatos é feito nesse espaço. Nosso trabalho é importante, tanto que hoje há entre cem e 120 gatos residentes no parque, apesar de não nascer mais filhotes na Redenção – explica a voluntária Maria da Graça Zanotta.

Segundo Maria da Graça, no último verão – entre janeiro e março – cerca de 30 filhotes e seis gatos adultos foram abandonados no parque. Catorze cães também acabaram sendo deixados no local.

– As pessoas acham que deixar no parque é uma maravilha para os animais. Mas existem recursos como castrações e doações que podem ajudar a resolver o problema – alerta.

Se for contabilizar desde a instalação do movimento na Redenção, ela diz que mais de mil animais foram entregues a novos donos na feira de doações, que ocorre duas vezes por mês, na Rua Fernandes Vieira.

Para fazer cumprir a determinação, a secretaria planeja começar hoje a transferir os gatos para outro espaço no parque, ao lado do prédio da administração. Uma reunião, na próxima semana, voltará a discutir o assunto.


Caso você tenha um animal e deseja doá-lo ou castrá-lo, o Movimento Gatos da Redenção orienta buscar ajuda pelo telefone (51) 8439-4550 ou pelo e-mail gatoreden@gmail.com


Quem é
> Nascida em Paris em 1934, Brigitte Bardot se tornou conhecida nos anos 50 após virar um dos principais ícones do cinema mundial. Estrelou filmes como E Deus Criou a Mulher e Histórias Extraordinárias.
> Na década de 70, ela se afastou do cinema e passou a usar seu prestígio pessoal na defesa dos direitos dos animais.





Contraponto
O que diz o Professor Garcia, titular da Smam
A transferência dos gatos da área de quarentena dos animais silvestres do Minizoo Palmira Gobbi Dias para o espaço que fica ao lado da administração do Parque da Redenção foi a decisão adotada face às reclamações de usuários que levam os filhos ao playground e encontram o local e os brinquedos cobertos de fezes. O próprio Ministério Público já havia determinado à secretaria que tivesse cuidado com o local.
A Smam interditou temporariamente a área para fazer a limpeza e já removeu toda a areia, infestada de fezes e moscas. Em hipótese alguma, queremos o extermínio dos gatos.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: