quarta-feira, 29 de abril de 2009

DENGUE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Mais de 80% das obras têm criadouros do mosquito Aedes


Em 25 das 30 obras de construção civil - em andamento ou paralisadas - vistoriadas pela equipe da Zoonoses de Sorocaba nos últimos dois meses, foram encontradas larvas e pupa (estágio avançado da larva pronta para se tornar o mosquito Aedes aegypti), o que significa a possibilidade do surgimento da dengue em 83% dessas construções. Os focos do mosquito estavam em latões, tambores, caixas de preparação de massa e em outras ferramentas usadas pelos operários nas obras.

A chefe de seção de controle da Zoonoses de Sorocaba, Nila Puglia, explicou que a situação preocupa porque há cerca de 220 imóveis nessa situação na cidade. Não tem como voltarmos a um prédio vistoriado no qual foi descoberto criadouro do inseto, num prazo menor de um ano, frisou Nila. Ela explicou que os 100 agentes da Zoonoses direcionados ao trabalho de vistoria, quando detectam a presença do mosquito nos lugares também fazem o serviço de remoção e aplicação de veneno contra o inseto.

O diretor regional do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon), engenheiro Ronaldo de Oliveira Leme, convocará uma reunião com os associados para pensar uma ação conjunta para resolver a situação. É uma questão de saúde pública. Devemos debruçar sobre o assunto e começar um trabalho para acabar com o problema, declarou Leme.

Casos importados

De janeiro a abril deste ano foram registrados apenas dois casos de dengue importados. No mesmo período no ano passado ocorreram 14 casos autóctones (contraídos na própria cidade) e 14 importados. Em 2008, 37 casos foram registrados, destes, 18 autóctones e 19 importados.

Em 2007 foram constatados 299 casos, sendo 236 autóctones e 63 importados. Porém, Nila alerta para o perigo de subestimar a ação da doença. Não podemos nos descuidar. As pessoas pensam que só porque não é calor não precisamos nos preocupar com o mosquito da dengue.Temos de continuar no combate durante este período para enfraquecer sua ação no verão, enfatizou Nila

Ação estadual

A Secretaria de Estado da Saúde realiza ações simultâneas de educação e mobilização de combate à dengue em 339 municípios paulistas. O trabalho de saturação terá encerramento amanhã e visa alertar sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue durante todo o ano e não apenas nos meses mais quentes. De acordo com a Sucen, o esforço da semana de mobilização de combate à dengue se justifica porque a experiência comprova que o empenho concentrado no curto espaço de tempo tem impacto na redução dos índices de infestação do mosquito.

A campanha da secretaria inclui 23 mil cartazes, 500 mil folhetos e 70 mil adesivos, que serão distribuídos em pedágios das rodovias Antônio Romano Schincariol, Castello Branco e Bandeirantes. (Abner Laurindo)



Nenhum comentário: