terça-feira, 28 de abril de 2009

Suipa com dívida de R$ 800 mil - Rio de Janeiro

São cerca de 6500 cães e gatos vivendo em um espaço de 3 mil metros quadrados na Avenida Dom Hélder Câmara 1801, no Jacarezinho, subúrbio, sob a Linha 2 do Metrô.


No local existe, há 66 anos, a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais, a Suipa, entidade que acumula 800 mil reais em dívidas com fornecedores de medicamentos e ração para os animais, e precisa de ajuda para continuar suas atividades.

O apelo é da presidente Izabel Cristina Nascimento, há 16 anos à frente da Suipa. Nesta segunda-feira, 27 de abril, a entidade comemorou aniversário. Sessenta e seis cães da instituição foram levados para a escadaria da sede da prefeitura, na Cidade Nova, para tentar, segundo Izabel, sensibilizar o prefeito Eduardo Paes a apoiar a Suipa.

"Ficamos lá de 10h às 13h, levamos um bolo de aniversário para ser cortado pelo prefeito, mas nem ele, nem um representante do município, foi falar conosco", lamenta.

A Suipa abriga, além dos cães e gatos, animais vítimas de maus-tratos e abandono: cavalos, porcos, e até aves como garças, urubus e galos são deixados na entidade. Muitos, após receber tratamento e se recuperarem, são soltos, mas a maioria permanece no local. Izabel informa que, por dia, pelo menos 60 animais são abandonados na cidade: grande parte é de cachorros, filhotes, muitos de raças como poodles e cockers. A Suipa abriga, de acordo com Izabel, 150 cães da raça pitbull.

"Depois de serem tratados, os bichos são esterilizados para evitar a reprodução descontrolada. Os animais estão disponíveis para adoção, mas nosso processo de seleção dos novos donos é rigoroso. Analisamos cada situação e se o interessado tem condições de cuidar do bicho", assegura Izabel.

A presidente da Suipa explica que na entidade trabalham 150 funcionários, sendo 30 veterinários. Todos são remunerados, e a instituição gasta, por mês, 200 mil reais com salários. "Nossa dívida já chega a 800 mil reais em gastos com ração e medicamentos para os animais. Não recebemos qualquer tipo de ajuda do poder público, nossas contribuições vêm de colaboradores. Cada vez mais animais são abandonados na nossa porta, e o que vamos fazer? Não podemos deixar os bichos na rua para morrerem, e vamos acolhendo", diz Izabel.

Outro apelo da presidente da Suipa é para a expansão da entidade. O terreno ao lado da instituição, de 9 mil metros quadrados, está em negociação com a prefeitura. Segundo Izabel, o local poderia ser doado à Suipa.

"Muitas pessoas reclamam que aqui não é um lugar apropriado para abrigar os animais. São seis mil e quinhentos bichos em um espaço que, para esse número, realmente não é suficiente. Se obtivéssemos a doação do terreno ao lado ampliaríamos bastante a área para os animais", finaliza Izabel.

O site da Suipa é www.suipa.org.br. O telefone de contato da entidade é o
21 -3297-8777.

Fonte:SRZD Patrícia Fahlbusch


Nenhum comentário: