segunda-feira, 4 de maio de 2009

Audiência debate criação de código para evitar maus tratos a animais/RJ

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio, presidida pelo deputado André do PV, realizará nesta segunda-feira (4), às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes, uma audiência pública sobre tráfico de animais no estado.


A reunião servirá como instrumento para a elaboração do primeiro Código Estadual sobre maus tratos e comercialização de animais no Estado do Rio. "Queremos ouvir as propostas e críticas da sociedade civil em relação a essas feiras de animais. O código terá a força de uma lei e servirá para coibir a comercialização de animais. Não podemos deixar que a nossa fauna seja dilapidada e que mesmo os animais domésticos continuem a serem maltratados na comercialização ilegal", afirma o parlamentar. No último ano a comissão recebeu mais de 2.500 denúncias sobre atentados ao meio ambiente, pelo Disque Meio Ambiente 0800-2820230. Deste total, 20% foram referentes à comercialização e maus tratos de animais.
Para a audiência foram convidados o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame; o secretário de Ordem Pública da Prefeitura do Rio, Rodrigo Bethlem; a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos; o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Adilson Gil; o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino; o subsecretário de Controle de Zoonoses, Vigilância e Fiscalização Sanitária do município do Rio de Janeiro, Arnaldo Lassance; o secretário Especial de Defesa dos Animais (SEPDA), Luiz Gonzaga da Costa Leite, e representantes de organizações não governamentais e instituições de defesa animal.

Nenhum comentário: