quarta-feira, 6 de maio de 2009

Polícia apreende 322 pássaros silvestres

Em cumprimento a dez mandados de busca e apreensão no município de Itapetinga, a 527 quilômetros de Salvador, investigadores da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia (21ª Coorpin) e fiscais do Ibama apreenderam,


ontem (5), 322 pássaros silvestres e dois jabotis. A operação denominada “Cascavel II” atendeu denúncias encaminhadas à Ouvidoria do Ibama, em Brasília, através da Linha Verde (0800 61 8080). Treze pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia de Itapetinga e autuadas por crime ambiental.
De acordo com o delegado Marcus Vinicius de Morais Oliveira, coordenador da 21ª Coorpin, os animais vinham sendo mantidos em cativeiro de forma ilegal. O coordenador regional de fiscalização do Ibama em Vitória da Conquista, Ariosvaldo Antunes da Luz, encaminhou as denúncias ao Ministério Público, que as utilizou como fundamento para representar pela decretação dos mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça local.
A operação conjunta da Polícia Civil e do órgão federal resultou em lavratura de 13 termos circunstanciados por prática de crime ambiental (Lei Federal 9605/98). Também foram lavrados 13 autos de infração expedidos pelo Ibama, sendo a multa por cada animal apreendido estipulada em R$ 500,00.
A equipe de fiscalização do Escritório Regional do Ibama em Vitória da Conquista e agentes da 21ª Coorpin apreenderam centenas de gaiolas, viveiros, malas de transporte, diversos alçapões, entre outros materiais utilizados para transportar os animais. Os dez mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz substituto da Comarca local, Mário José Batista Neto, com base na representação do MP, através do promotor de Justiça do Meio Ambiente, José J. Almeida de Oliveira.
A finalidade da ação foi coibir o comércio ilegal de animais em desacordo com a legislação ambiental. A maioria dos pássaros era utilizada em "rinhas de canários", em diversos bairros de Itapetinga. Entre as aves apreendidas estavam espécies como canários-da-terra, sabiá, papagaio, azulão, curió, cardeal, sofrê, trinca-ferro, cabocolino, pássaro preto, bico-de-lacre, rolinha, perdiz, papa-capim, entre outras, além de dois jabutis adultos.
As 13 pessoas encaminhadas à Delegacia de Itapetinga vão responder por crime ambiental contra a fauna silvestre, baseado no decreto 6.514/08, Art. 24 § 3º, alínea III. Os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) de Vitória da Conquista. Centenas de gaiolas e viveiros foram incinerados no pátio da Coordenadoria Regional de Polícia (21ª Coorpin).
Alagoinhas Notícias -

Nenhum comentário: