quinta-feira, 14 de maio de 2009

Virus da gripe A teria sido erro de laboratório?

E esta agora.

A origem do novo vírus da gripe que alastrou o pânico no mundo segue intrigando. E despertando teses das mais diversas e mirabolanes - de teoria da conspiração a um ataque bioterrorista.


Mas agora ganha corpo a suspeita de que o vírus tenha surgido por erro de um laboratório.

É o que investiga o cientista australiano Adrian Gibss, que deixa de ser uma voz solitária depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu ontem colocar investigadores seus no estudo.

Gibss, que participou do desenvolvimento do antiviral Tamiflu, sustenta que as características do AH1N1 fazem supor que foi cultivado em ovos, um método utilizado em laboratório.

Não seria a primeira vez que um erro humano extrapola as ampolas e os microscópios de laboratórios onde se trabalha com amostras e animais portadores de bactérias e vírus de alto risco. Um informa norte-americano revela que, desde 2003, ocorreram mais de cem acidentes e perdas de amostras pelo mundo afora - incluindo agentes tão perigosos como o antrax ou o vírus da varíola.

O acidente mais recente de que se tem conhecimento aconteceu na Alemanha, agora em abril, em um laboratório onde se estudava uma vacida experimental para o perigoso Ebola.


Fonte: Blog da Lurdete
Clicrbs

Nenhum comentário: