quarta-feira, 8 de julho de 2009

41 aves vítimas de maus-tratos são apreendidas

Uma operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental de Piracicaba (SP) e a Guarda Municipal de Charqueada (SP), durante o dia de ontem (7), resultou na apreensão de 41 pássaros silvestres que estavam em cativeiros naquela cidade.


Os policiais percorreram cinco locais e, no primeiro, o “tutor” caçava pássaros.

Entre as espécies estava o “chama”, que canta para atrair outras aves e que o “tutor” havia colocado numa gaiola com alçapão armado. Quando os policiais Albuquerque e Eduardo chegaram, depararam com um papa-capim que tinha sido capturado.

O proprietário da residência vai responder criminalmente por manter espécies em cativeiro e pagará multa de R$ 6.555,56. Os outros que foram flagrados assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Denúncias

A Polícia Ambiental só chegou aos cativeiros por causa de denúncias anônimas feitas diretamente à Base Operacional de Piracicaba, que atende pelo telefone 3421-6827 e funciona 24 horas.

Criar pássaros silvestres em cativeiro é crime previsto no artigo 29 da Lei 9.605. Em caso de reincidência, além de pagar multa, os infratores podem ser presos em flagrante.

(Com informações da Gazeta de Piracicaba)

Nenhum comentário: