sábado, 11 de julho de 2009

Associação dos Amigos dos Animais de São João da Madeira - Portugal

A nossa associação no Regional!!!


http://aasjm.blogspot.com
A nossa associação no Regional!!!

ANI SÃO JOÃO
Uma aposta válida para a cidade
A Associação ANI SÃO JOÃO (Associação dos Amigos dos Animais de São João da Madeira) foi uma aposta ganha no dia 3 de Junho de 2009, em São João da Madeira. Começou por ser uma acção de ajuda e protecção aos animais do canil municipal sanjoanense, há já alguns anos, pelas mãos da tão bem conhecida na cidade Teresa Oliveira, e nos últimos tempos, e após muitos meses de luta, começou a vislumbrar-se este projecto embrionário, coordenado por mais pessoas que lutam diariamente para o bem estar dos animais de companhia. A “base” da associação é composta por nove pessoas, cinco delas voluntárias activas diárias no terreno. Este projecto tem à cabeça, como presidente, Teresa Oliveira, na vice-presidência Ana Alves, como vogal da direcção Bruno Queiroz, na presidência do Conselho Fiscal e vice-presidente Isabel Nunes e Cecília Santos, respectivamente, Cláudia Santos na secretaria do Conselho Fiscal e como presidente e vice-presidente da Assembleia Geral, Alexandra Rodrigues e Diana Monteiro, sendo Maria Ferreira a secretária da Assembléia Geral. A ANI SÃO JOÃO e segundo declarações da Presidente Teresa Oliveira ao jornal ‘O Regional’: “Tem por base vários e sólidos objectivos que se prendem com o apoio facultado à Câmara Municipal de São João da Madeira, na gestão do canil municipal, promovendo uma política de acompanhamento e adopção dos animais capturados. Assim se pretende relegar o seu abate para situações indispensáveis, estabelecendo parcerias com entidades públicas e privadas que queiram colaborar na promoção e desenvolvimento das actividades propostas pela associação, promovendo e incentivando a adopção dos animais abandonados através de exposições e outras actividades a realizar periodicamente. Realizam-se campanhas de sensibilização da população, sobretudo a juvenil, para a defesa e protecção dos animais. Faz-se a tão importante denuncia às autoridades competentes de situações de maus tratos e de abandono dos animais e, não menos importante, a sensibilização da população para a esterilização dos seus animais com vista à diminuição dos animais de rua. Aos médicos veterinários de São João da Madeira propõe-se a colaboração com a associação e a atribuição de um desconto aos seus associados, para consultas e tratamentos dos seus animais domésticos”.
Apesar de apenas ser formalizada a 3 de Junho, a colaboração das voluntárias tem sido uma constante ao longo dos vários meses, colaborando com o canil municipal de São João da Madeira, promovendo a adopção dos animais abandonados e proporcionando-lhes os cuidados veterinários necessários. E este ponto é muito importante, visto a associação não ter instalações próprias, nem meios para recolher animais das ruas, realizando o seu “trabalho de campo” no próprio canil da cidade, cedido pela autarquia, para que estas pessoas procedam de uma forma voluntária aos cuidados de alimentação, higiene e, algo crucial para estes animais: CARINHO! Fazem-no todos os dias, sem excepção, quer faça sol ou chuva, calor ou frio, porque os habitantes do canil municipal aguardam ansiosamente o melhor momento do dia, que se perfila neste trabalho tão nobre e imprescindível, dedicado a quem não cometeu nenhum crime, a não ser habitar um país que ainda não interiorizou o flagelo dos animais abandonados/maltratados.
Na opinião destas cinco voluntários que actuam no terreno, “muitos animais chegam ao canil bastantes traumatizados e a convivência com seres humanos é fundamental para conseguirem uma boa sociabilização e posteriormente serem adoptados. É bastante cansativo, porque somos apenas cinco, o que se traduz numa rotatividade muito reduzida de pessoas. Se conseguíssemos mais voluntários, poderíamos criar mais equipas, libertando um pouco as voluntárias actuais. Mas o ideal seria conseguir também pessoas que se oferecessem para a parte da tarde, porque durante o tempo que ali estamos (duas horas) é a única altura em que os cães são soltos, podem sentir o ar livre, esticam as patitas, brincam, são realizados os actos de higiene aos locais onde permanecem, colocada água limpa e comida, e sobra, ainda que pouco, tempo para lhes oferecer um pouco de amor e carinho”. As restantes horas são passadas dentro de quatro paredes, fechados nas jaulas, isolados de um mundo real! Não será despropositado referir o quão desgastante, em termos emocionais e fisicos, é este tipo de voluntariado: “Lidamos todos os dias com a possibilidade de os animais serem enviados para o canil intermunicipal, pela angústia de não conseguir bons donos, pelo desespero de ver os animais a entrarem em depressão... E, depois, há os que nos chegam atropelados, doentes, que têm de ser tratados e medicados, o que muitas vezes exige um esforço suplementar, em termos económicos, que, como é óbvio, uma associação sem fins lucrativos não tem. Já temos também alguns sócios, a maioria obtida na iniciativa que integramos este ano na Cidade no Jardim, uma boa altura para dar a conhecer este nosso trabalho, mas também temos pessoas que, desde Lisboa e através do nosso blog, conheceram a associação, ficaram sensibilizadas e fizeram-se sócias”. Esta associação foi convidada recentemente do programa de Fátima Lopes, na SIC, onde, para além de falar e mostrar o Peregrino, um cão que acompanhava um grupo de pessoas que desde o norte se dirigiam até Fátima para assistir às comemorações do 13 de Maio, e que por ali ficou, já cansado e desnorteado, deu a conhecer, ainda que em tempo reduzido, o seu trabalho em prol desta causa.
O recado está dado. A ANI SÃO JOÃO é já uma realidade, mas precisa de si, quer como sócio, voluntário, ou de qualquer outra forma de ajuda, porque é disso mesmo que falamos: AJUDA E SOLIDARIEDADE! Ficam aqui os contactos desta associação com pés para andar. ANI SÃO JOÃO - Associação dos Amigos dos Animais de São João da Madeira - email:aanimaissjm@gmail.com

Nenhum comentário: