terça-feira, 21 de julho de 2009

A CAPITAL ANIMAL

Mais da metade dos lares têm bicho de estimação
Pesquisa feita com 2,1 mil famílias em oito metrópoles revela que Porto Alegre concentra maior número de residências com cães e gatos do país



E para gato também. Uma pesquisa nacional aponta a capital gaúcha como a líder no ranking das metrópoles com maior número de lares com cães e gatos. Entre as classes A, B e C, 56% das famílias têm pelo menos um animal em casa.

Viver em Porto Alegre é bom para cachorro.

Onível de presença canina e felina nas residências da Capital é superior à média nacional, de 44%. Além disso, os porto-alegrenses também lideram a propensão a adquirir um animal doméstico. Entre as pessoas sem animal de estimação em casa, 19% disseram que pensam em comprar ou adotar um nos próximos meses.

A preferência nacional é pelo cachorro. Em Porto Alegre, eles estão em 76% dos lares que têm animais. Os gatos aparecem em 11%. Em 13% das casas, os moradores criam juntos cães e gatos. No país, os casais com filhos adultos são o tipo de família que mais tem animal doméstico (45%). O percentual é superior ao dos solteiros (21%) e ao dos idosos (14%).

Para a psicóloga Márcia Tomasi, muitas vezes um mascote é como se fosse um membro da família:

– Há casos em que o animal substitui o afeto de um parente que se foi. Nas famílias numerosas, o cão ou o gato serve como agregador familiar.

Encomendada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, a pesquisa Radar Pet entrevistou pessoas de 2,1 mil lares em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Campinas.

Embora registrem o maior percentual de animais nos domicílios, os porto-alegrenses não se esmeram nos cuidados: 82% dos donos só buscam atendimento quando eles apresentam doenças.

maicon.bock@zerohora.com.br

Nenhum comentário: