sábado, 22 de agosto de 2009

ANIMAIS EXÓTICOS SÃO ABANDONADOS EM GRANDES CENTROS DA ITÁLIA

A Associação Italiana de Defesa dos Animais e do Ambiente (Aidaa) denunciou que o país tem enfrentado neste verão um sério problema de abandono de animais exóticos em grandes cidades como Milão, Bolonha, Roma e Florença.


"Neste ano aumentaram os abandonos de peixes, tartarugas d'água e animais exóticos, com uma ampla variedade de animais que são abandonados nos meses de verão", revelou o presidente da Aidaa, Lorenzo Croce.
Segundo ele, entre o início de julho e o dia 15 de agosto foram depositados nos rios e lagos dos parques públicos "cerca de 500 mil peixes pertencentes a mais de 120 espécies autóctones, e cerca de 13 mil exemplares de tartarugas".
Este número representa um acréscimo de mais 17% na comparação com o mesmo período do ano passado. Trata-se de "peixes exóticos que terminam nos rios e nas cachoeiras, provenientes diretamente de aquários de casa". A Aidaa explica que a prática de jogar os peixes nos rios pode causar "sérios problemas ao frágil ecossistema das águas fluviais italianas".
Os animais exóticos que com mais frequência têm sido abandonados são as cobras, os iguanas e os papagaios de pequeno porte. A instituição de defesa dos animais adverte ainda que cada vez mais furões, aves de pequeno porte e esquilos avermelhados e acinzentados têm sido vítimas de abandono por parte de seus donos.
"Se por um lado podemos nos dizer moderadamente satisfeitos pela diminuição [do abandono] de cães e gatos, não podemos deixar de ressaltar que muito freqüentemente outros animais estão sendo vítimas desta crueldade", precisou o presidente da Aidaa, enfatizando a necessidade de uma "campanha de prevenção". (ANSA)


ANSA LATINA

Nenhum comentário: