quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A idéia: A voz do dono -

Três animais de estimação já foram localizados pelo sistema; um deles em menos de uma hora após o desaparecimento



Uma voz de criança se espalha pelo bairro. Chorando, ela chama um cãozinho. Em seguida, um locutor divulga as informações sobre o animal de estimação perdido e os dados do dono. O sistema, oferecido pelo empresário José Milton Figueiredo, 69 anos, já localizou três cachorros desaparecidos em Bauru. Um deles, em menos de uma hora de trabalho.

Figueiredo conta que começou a trabalhar com divulgação em carros de som em 2001. Na época, ainda não possuía veículo próprio para isso e atuava fazendo propaganda para uma única empresa. Dois anos depois, adquiriu um Fusca e foi fazer o serviço por conta própria. Atualmente, conta com mais de 20 clientes cadastrados e realiza o trabalho em um Escort, com um sistema de som mais adequado.

Mas uma idéia há três anos aumentou sua área de atuação. Hoje em dia, Figueiredo não faz somente divulgação comercial. Ele também oferece seus serviços a famílias que perderam seus animais de estimação. Ele circula pelas ruas dos bairros próximos da residência onde o cãozinho morava, divulgando as características do animal e os contatos dos donos.

“Eu sou um aficcionado por cachorro e sempre que via aqueles panfletos alertando sobre animais desaparecidos, pensava que deveria ter mais algum jeito de fazer esse trabalho”, diz. Figueiredo pondera que muitas pessoas passam pelos cartazes e não dão a atenção devida. “Outros até rasgam”, conta. Foi quando ele passou a telefonar para os proprietários e oferecer a divulgação no carro de som.

O sistema é simples. Em um estúdio, grava-se em CD a voz de uma criança chorando, chamando o animal de estimação. A gravação também conta com latidos de um cachorro e um locutor anunciando os telefones de contato da família.. O empresário explica que o valor do serviço depende da área a ser coberta e o tempo de divulgação.

Nas cinco vezes que foi contratado para isso, Figueiredo recuperou três cães. Em outubro do ano passado, recuperou Dara, uma poodle que estava desaparecida há três semanas. Levou 40 minutos para que a cachorra fosse localizada. O curioso é que foi o próprio Figueiredo quem encontrou a poodle. “Eu tinha acabado de começar a passar pelo Mary Dota com o carro de som. Foi quando eu vi uma cachorra que batia com a descrição da gravação. Baixei o volume, chamei pelo nome e ela veio correndo”, lembra.

Como precaução, ele aconselha seus clientes a não divulgar endereço, nem valor de recompensa. “Isso incentiva gente mal intencionada”, explica. Quem quiser contratar o serviço de Figueiredo, basta telefonar para (14) 9734-4292.
Lígia Ligabue



Nenhum comentário: