quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mapa define espécies de animais para registro genealógico oficial

A lista dos animais que terão o registro genealógico autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26).



A Instrução Normativa nº 32 define que cavalos, jumentos, chinchilas, ovelhas, carneiros, suínos, bovinos e búfalos serão controlados e fiscalizados para emissão de registro zootécnico. O registro genealógico é como a carteira de identidade que garante a origem dos animais.

As espécies foram definidas a partir do interesse econômico para o agronegócio. Para esses animais, o Mapa confere às entidades representantes das raças a autorização para emitir o certificado de registro genealógico. As ações dessas instituições são acompanhadas e fiscalizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa.

Cães - Com a Instrução Normativa, o controle registro genealógico dos cães não será exercido pelo Ministério da Agricultura. A partir de agora, a emissão será de responsabilidade das entidades representantes das raças legalmente estabelecidas e que já atendem a mecanismos próprios de gestão e controle.





CONTINUAÇÃO

Um comentário:

por LOURDES SPRENGER disse...

Pelo visto, o controle de cães não será mais execido pelo Governo Federal.
Quais serão as entidades que controlarão os animais domésticos da categoria cães?