domingo, 9 de agosto de 2009

Número de pessoas mordidas por cães supera supera casos de dengue e malária

O número de pessoas mordidas por cachorros no ano passado superou o volume de casos de dengue e malária.



Foram 7.014 mordidas de animais a humanos, contra 5.503 casos de malária e 6.478 casos de dengue, de acordo com informações do jornal A Crítica. Até abril deste ano, 1.767 manauenses já foram atacados por cães.

Segundo informações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Manaus tem cerca de 240 mil cachorros, sendo de 40 a 50 mil de rua, que circulam livremente sem qualquer supervisão.

O diretor do CCZ, Jorge Carneiro, afirmou que várias várias ações como registro e identificação, educação para crianças, adultos e idosos, política de esterilização em grande escala deverão ser executadas nos próximos quatro anos para reduzir drasticamente o número de casos de mordidas, principalmente por conta da realização de jogos da Copa do Mundo em Manaus, em 2014.

O que existe é uma conscientização do proprietário. Legalmente, ele é o responsável pelos danos causados pelo animal. O que precisa é mudar a questão cultural”, afirmou o diretor do Centro de Controle de Zoonoses .

Para tentar diminuir o número de cães de rua, o programa de recolhimento dos animais esteriliza a maior parte deles e os encaminha para o CCZ, onde fica o programa de adoção responsável no qual os novos donos assinam um termo de compromisso.

Dois ou três meses após a adoção dos cães, uma equipe vai até a casa da pessoa para analisar o tratamento dado ao animal. O CCZ fica na avenida Brasil, no bairro da Compensa.

Raiva

Não há registros de casos de raiva humana na área urbana de Manaus nos últimos 24 anos, já que os dados demonstram seis casos ocorridos em 1985. Quanto à raiva animal, os dois últimos casos (raiva canina) aconteceram em 1987, no Distrito Leste, mais especificamente no bairro São José 1. (RC)


Fonte:Portal Amazonia.com



Nenhum comentário: