sábado, 15 de agosto de 2009

Polícia Ambiental divulga balanço de atividades realizadas no mês de julho

O Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) da Polícia Militar de Sergipe divulgou na tarde desta sexta-feira (14), o relatório de ocorrências atendidas pela unidade especializada no período de 1º a 31 de julho.


De acordo com o levantamento, foram atendidas 30 ocorrências de caráter ambiental na capital e no interior sergipano, sendo a maior parte delas (16) relacionadas a casos de perturbação do sossego.
Tais tipos de ocorrências são provocados geralmente por som alto em área residencial, o que gera desconforto aos moradores do local. Os policiais do PPAmb são solicitados e tentam resolver o problema no local. Havendo resistência do responsável pelo ato, a aparelhagem de som é apreendida e levada à delegacia para a lavratura do flagrante delito.
Ao longo do mês de julho, apenas duas ocorrências resultaram na apreensão de aparelhos, sendo a primeira no conjunto Jardins, em Aracaju, com detenção de uma caixa de som com auto-falantes, cornetas e tuiteres. O segundo caso foi registrado no conjunto Marcos Freire III, no município de Nossa Senhora do Socorro e resultou na apreensão de um som de mala automotivo.
O Pelotão Ambiental também registrou três casos de comércio ilegal de fauna silvestre, com a apreensão de pássaros das espécies azulão, viuvinho, canário, sabiá, jandaia, rolinha, cabeço, pombo, papa-capim, arara-jandaia, além de 50 aves cardineiras, tratadas para consumo humano.
Em terceiro lugar, no relatório de ocorrências atendidas pelo Pelotão Ambiental, aparece desmatamento e maus-tratos a animais, com dois casos cada, seguido dos crimes de extração ilegal de minérios, rinha de galos, rinha de pássaros, captura de animal silvestre e rede de pesca em área de banhistas, com registro de uma ocorrência cada. A equipe da PPAmb ainda atendeu um caso de vias de fato e outro de desacato à autoridade.
Sobre o Pelotão Ambiental
O Pelotão Ambiental é uma subunidade da Polícia Militar de Sergipe que atua na proteção do meio ambiente, com o fito de mantê-lo ecologicamente equilibrado, por meio da preservação do bioma Mata Atlântica, manguezais, vegetação de restinga, caatinga, fauna, flora e recursos hídricos e minerais. O crime flagrado está tipificado no Artigo 38-A, da Lei 9.605/98 (Lei de crimes ambientais).
Casos de suspeita de crime ambiental devem ser denunciadas ao via Pelotão Ambiental telefone 190 (CIOSP) ou diretamente ao PPAmb, pelos telefones:
(79) 3248-8306, 8816-7241 ou pelo e-mail: ppamb@pm.se.gov.br.

Fonte: PM/SE




Plenario Agora

Nenhum comentário: