segunda-feira, 5 de outubro de 2009

'Cãominhada' agita Dia Mundial dos Animais - Santo André/SP

O Dia Mundial dos Animais, comemorado ontem, foi pontuado por ações que fizeram a alegria dos bichos de estimação.


Em Santo André, o Núcleo de Pet Shop do Projeto Empreender da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e a Espa ( Equipe Singulariana de Proteção aos Animais) promoveram a 2ª Cãominhada no estacionamento do Paço Municipal.

Os participantes colaboraram com a campanha de captação de ração para ONGs de proteção aos animais da cidade. Os mediadores do Núcleo de Pet Shop, Rafael Tsuha e Caio Moretti, fizeram parceria com dez empresas do segmento para oferecer um dia de diversão e informação para donos de cães e gatos.

O evento reuniu cerca de 500 pessoas com os respectivos animais em caminhada de aproximadamente 30 minutos no quarteirão da prefeitura. Segundo a organização do evento, a adesão só não foi maior por conta do dia nublado e da garoa.

A confraternização seguiu com apresentação de tosa e estética canina, desfile de moda para pets, orientação com veterinários, dicas sobre comportamento animal, vacina anti-rábica, microchipagem de animais, show com cães adestrados, campanha de medição de obesidade e apresentação do canil da Polícia Militar, além de sorteio de brindes.

ADOÇÃO - Um dos estandes mais concorridos do evento foi o de adoção de animais do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) de Santo André. No período entre 9h e 13h foram doados 30 cães e seis gatos, todos vacinados, vermifugados e microchipados. A supervisora do canil, a veterinária Christine Prisco Luiz, ressalta que o CCZ ainda conta com 89 cães à espera de um lar.

Quem estiver disposto a adquirir um animal de estimação pode comparecer ao Parque Central, em Santo André, no próximo dia 18, quando o CCZ promove uma nova feira de adoção de animais. Vale lembrar que podem adotar somente pessoas maiores de 18 anos, munidos de RG, CPF e comprovante de residência.

O biomédico Nivaldo Costa de Paula, 51 anos, adotou filhote de ninhada abandonada e incentiva a prática. "É preciso saber que os cães vivem de 12 a 15 anos, e durante esse período eles precisam de muita atenção e paciência, mas são capazes de recompensar com amor incondicional".

Abandono e violência contra animais ainda é frequente

Além de cuidar de animais abandonados e vítimas de violência, entidades de proteção animal buscam conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável e a adoção de cães e gatos que vivem em CCZs.

Rosanella Gambogi, uma das fundadoras da Espa (Equipe Singulariana de Proteção aos Animais), sonhava ter um abrigo, mas percebeu que poderia fazer muito mais pelos animais se pudesse ensinar as crianças a cuidar deles. "Nosso lema é: animal não é brinquedo, pois sente fome, frio e medo."

LEGISLAÇÃO - Rosanella explica que em decorrência de lei que proíbe a eutanásia de cães saudáveis em CCZs, os abrigos ficaram superlotados. "Como os animais não são mortos, a população deixou de se sensibilizar e parou de adotar."
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: