quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cerca de 12 mil animais devem ser vacinados contra Raiva em Bayeux

O Centro de Zoonoses de Bayeux se prepara para o Dia ‘D’ da campanha estadual de vacinação anti-rábica, marcado para o próximo sábado (17).

Em toda a cidade, serão disponibilizados 29 postos de vacinação contra a Raiva Animal. A ação vai envolver cerca de 80 funcionários da Secretaria de Saúde do Município. Cães e gatos, a partir dos dois meses de vida, devem tomar a dose.

A meta é vacinar quase 12 mil animais. Desse total, mais de oito mil são cachorros. A ação terá início às 8 horas e vai até às 17 horas. Para organizar os trabalhos, o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses do Município, Francisco de Assis Azevedo, agendou reuniões com todos os agentes de saúde, vacinadores e veterinários que vão participar da mobilização.

A partir da próxima terça-feira (13), as equipes devem iniciar os trabalhos casa-a-casa, nos locais mais afastados da cidade. “O arrastão será formado por cerca de 10 pessoas, que vão vacinar os bichos na zona rural e nos locais que não tiverem postos fixos, no dia ‘D’ da campanha”, explica Francisco.

Na avaliação do coordenador, os moradores de Bayeux participam ativamente de todo trabalho preventivo promovido pela Secretaria de Saúde. “Todos são conscientes que só através da vacina é possível diminuir os riscos de raiva entre humanos, e sabem que os cachorros são os principais agentes transmissores”, esclarece.

De acordo com o Secretário de Saúde de Bayeux, Jomar Paulo Neto, caso a meta não seja atingida, a vacina vai estar disponível no Centro de Controle de Zoonoses, no Bairro Brasília. “Vamos seguir a orientação da Secretaria Estadual de Saúde e do próprio prefeito Jota Júnior para atingir um número maior de animais na cidade”, destaca o secretário.

O último caso de Raiva Animal em Bayeux foi registrado há cerca de sete anos. Entre humanos, há mais de dez anos não existe registro na cidade. A doença é provocada por vírus e também pode ser transmitida por ratos, bovinos, equinos, suínos, macacos, morcegos e animais silvestres, através da mordida ou lambedura por animais contaminados.

Fonte: Codecom
Clickpb





Nenhum comentário: