domingo, 4 de outubro de 2009

Não existe cão vadio, existe animal abandonado

Feira de Proteção Animal atraiu bom público no Centro Cívico (foto: Franklin de Freitas).







100% dos animais em abrigos de Curitiba já tiveram um lar e foram simplesmente descartados.



Curitiba praticamente não tem cão vadio, aqueles que nasceram e se criaram nas ruas. Uma estimativa corrente entre as entidades que abrigam animais é de que 100% dos cães que chegam até eles foram abandonados. Só nas instituições que trabalham no amparo deste tipo de animal doméstico seriam cerca de 4 mil abrigados Curitiba não tem um número exato de animais nas ruas. O melhor que se tem em números é uma estimativa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 2005. Por essa estimativa, seriam aproximdamente 15 mil os cães abandonados na Capital.
“Falta ainda a consciência da posse responsável”, diz Soraya Simon, da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac). Segundo ela, a pesquisa da UFPR mostrava que menos da metade dos animais na Capital teriam casa e seriam bem tratados. Outros 48% seriam semi-domiciliados, ou seja, teriam livre acesso entre o quintal da casa e a rua. E 3% viveriam em situação de abandono. A estimativa é de que seriam 450 mil cachorros na Capital.
Para ajudar a conscientizar a população sobre a posse responsável, a Spac e outras sete entidades ou projetos que trabalham na proteção animal se reuniram ontem na Feira de Outubro da Proteção Animal, que aconteceu no Centro Cívico. Ontem, foi comemorado o Dia de São Francisco de Assis, e o Dia Internacional dos Animais. São Francisco é protetor dos animais.
Na feira, que além de barracas de comidas e bebidas, também comercializou produtos destinados aos animais, a renda foi toda revertida para os programas que as entidades desenvolvem. Na Spac, por exemplo, são mais de 900 animais entre cães e gatos abrigados na sede do Santa Cândida, que necessitam de ração, atendimento veterinário e medicamentos.
“O que arrecadamos atualmente na clínica veterinária e com as doações que recebemos só dá para manter a estrutura dos atendimentos no Santa Cândida. Temos todas as despesas que qualquer outro tem. Essas feiras ajudam muito”, diz Soraya.
Além da Spac, participaram da feira na Rua Euclides Bandeira a Amigo Animal, a Associação Vida Animal (Avan), Beco da Esperança, Gatos Mil, Pense Bicho, projeto Focinhos e a Quatro Patas. Quem visitou a feira pôde conhecer o trabalho das entidades, e ainda recebeu uma oração pelos animais. Aquela mesma que São Francisco de Assis escreveu nas areias.




Fonte:BemParaná

Nenhum comentário: