quinta-feira, 26 de novembro de 2009

UE: Comissão aprova € 275 milhões para erradicação, vigilância e controlo de doenças animais

Hoje, a Comissão Europeia aprovou um orçamento de 275 milhões de euros para financiar programas de erradicação, controlo e vigilância de doenças dos animais, em 2010.



Os 224 programas anuais ou plurianuais financiados pela União Europeia abrangem doenças que afectam quer a saúde humana, quer a saúde animal. A dimensão da contribuição comunitária para esses programas reflecte a importância que revestem as medidas para erradicar estas doenças, a fim de proteger a saúde animal e a saúde pública.

O Comissário para a Saúde, a Sra. Vassiliou, afirmou: "É melhor prevenir do que remediar, é o lema da nossa estratégia de saúde animal. Se a propagação de certas doenças animais não são interrompidas, pode prejudicar a saúde dos animais e pessoas. É por isso que damos prioridade aos programas relativos a doenças susceptíveis de se transmitirem ao homem.

Anualmente, a Comissão aprova os programas de erradicação e vigilância das doenças animais, de luta contra as zoonoses como a salmonela, de vigilância e erradicação das encefalopatias espongiformes transmissíveis e da vigilância da gripe aviária. Os programas aprovados recebem uma participação financeira da União Europeia.

Para 2010, 224 programas de erradicação, controlo e vigilância das doenças animais e zoonoses foram aprovados e os Estados-membros pretendem beneficiar, ao abrigo desses programas, de uma participação financeira da União Europeia.

Programas de erradicação das doenças animais

Para o ano de 2010, foram destinados recursos para 76 programas anuais ou plurianuais de erradicação das dez principais doenças dos animais. A contribuição total da UE para esses programas é de aproximadamente 174 milhões de euros. O aumento dos recursos alocados, em 2010, deve-se principalmente aos fundos para a luta contra a febre catarral ovina em muitos Estados-Membros e à aprovação, pela primeira vez, de um programa de erradicação da tuberculose bovina no Reino Unido. Os programas relativos à tuberculose bovina têm um alto custo, pelo que a União Europeia vai atribuir 12 milhões de euros à Irlanda, 10 milhões ao Reino Unido e 7,5 milhões de euros a Espanha.

Sob este orçamento, é dada prioridade às doenças susceptíveis de se espalhar para os seres humanos. Montantes significativos são gastos para erradicar a brucelose, a tuberculose e a raiva. Após os bons resultados dos programas dos últimos anos, que levaram quase à erradicação da raiva na parte ocidental da União, as medidas previstas para 2010 vão centrar-se aos Estados-membros da Europa Oriental. Um total de quase 12 milhões foram alocados para esse fim. Sendo a raiva transmitida por animais selvagens infectados, os programas visam imunizar os animais silvestres através da vacinação oral, utilizando iscos contendo a vacina.

Programas de combate às zoonoses

Os programas contra a salmonelose foram ampliados neste ano com a introdução de medidas nas explorações de criação de perus (esses programas agora estendem-se aos perus, frangos, poedeiras e reprodutores). A experiência mostra que é difícil prever a utilização de fundos destinados à luta contra a salmonelose e que estes fundos têm sido frequentemente sub-explorados na medida em que os custos são em grande parte induzida pelo abate de aves infectadas, cujo valor varia consideravelmente dependendo da fase da produção em que elas se encontram.

A contribuição financeira de 26 milhões de euros foi concedida em 25 Estados-Membros para a luta contra a salmonela zoonótica em aves da espécie Gallus gallus e em perus do tipo Meleagris gallopavo.

Vigilância da gripe aviária

Em 2010, os Estados vão continuar a monitorização da gripe aviária em aves domésticas e aves selvagens com o apoio financeiro da União, que irá envolver testes laboratoriais e de amostragem das aves selvagens. A UE vai dastar mais de 4 milhões de euros do seu orçamento.

A fiscalização é a forma mais eficaz para a detecção precoce de surtos de gripe aviária ou de baixa patogenicidade e tem sido extremamente útil em anos anteriores, pois permitiu a detecção precoce da doença em aves selvagens antes das explorações avícolas estarem contaminadas.

Programas de erradicação e vigilância das encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET).

A tendência geral é positiva e está a melhorar de ano para ano, através da implementação efectiva dos programas de monitoramento e erradicação, na maioria dos Estados-Membros.

A Comissão concordou em despender 67 milhões de euros do orçamento da UE para ajudar os Estados-Membros a realizar a inspecção obrigatória das TSE, e para financiar medidas de erradicação da EEB e da scrapie. As candidaturas para a erradicação da BSE (ou seja, o abate de animais infectados) diminuíram nos Estados-Membros, juntamente com a diminuição de novos casos de BSE, que são agora difíceis de prever. O segundo ano do programa plurianual especial de erradicação da scrapie apresentado por Chipre foi aceite, e mais de 8 milhões de euros foram atribuídos, como previsto.
Fonte:Agro Noticias

Nenhum comentário: