sábado, 16 de janeiro de 2010

Abandono de animais aumenta no início do ano - São Bernardo/SP.

O período de férias escolares é o de maior preocupação em relação ao abandono de animais nas cidades do ABC. Prova disso foi o aumento de casos registrado na cidade de São Caetano.


Nos meses de novembro e dezembro de 2008, 27 cães foram deixados pelas ruas. Neste ano, os números aumentaram: foram abandonados 30 cães e 20 gatos.

Apesar das campanhas de conscientização realizadas pelo município, os dados indicam que a população continua a deixar os animais de estimação nas ruas, principalmente para viajar. De acordo com lei Estadual, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) só recolhe animais com histórico de agressão ou de grande porte que esteja na rua e ofereça risco a população.

Embora não tenha um levantamento específico sobre o número de cães abandonados no período de férias escolares, a Prefeitura de São Bernardo informou que o número de ligações para o CCZ avisando sobre cães abandonados se mantém estável ao longo do ano. No entanto, o CCZ não tem condições de recolher e abrigar todos os cães soltos na cidade. Para minimizar esse problema, a Administração vem realizando ações no sentido de aumentar o número adoções de animais por meio da realização de feiras de adoção, parcerias com ONGs e outras iniciativas.

A Prefeitura de Mauá informou que não há registro do número de casos de abandono de animais, mas que após a promulgação da recente Lei Estadual 12.916/2008 houve um aumento significativo no número de reclamações de animais pelas ruas, principalmente no verão. Além disso, a Vigilância em Saúde do município está implementando um projeto de controle da população canina por meio da castração e da identificação por chip eletrônico e ainda elaborando um projeto de lei de posse responsável, para que se evitem casos de abandonos e de maus tratos a animais.

O Centro de Controle de Zoonoses de Diadema informou realizar apreensão de animais agressores em vias públicas e sem proprietário e animais em sofrimento, como atropelados e doentes periodicamente a fim de evitar a superlotação e atender ao limite adequado de animais em suas instalações. Atualmente o CCZ conta com 40 cães.

Em Ribeirão Pires, segundo a Prefeitura, não há registro de cães abandonados no município por conta das férias ou festas de fim de ano. Apesar disso, o canil municipal realiza apreensão seletiva ou o recolhimento de animais agressivos ou doentes que estão nas ruas. A estimativa é de que a cidade possui aproximadamente 19 mil cães e o canil municipal conta com 15 cães para adoção.
Fonte:Repórter Diário
Natália Fernandjes






Nenhum comentário: