sábado, 27 de fevereiro de 2010

Grupos realizam protesto contra cavalgada do mar

Ato ocorreu na tarde desta sexta-feira, em Porto Alegre. Dois animais morreram na edição 2010

































Em frente ao Piratini, grupos protestam contra cavalgada do mar





Associações protetoras dos animais e simpatizantes da causa participaram, na tarde dessa sexta-feira, de protesto contra a cavalgada do mar. A mobilização, realizada em frente ao Palácio Piratini, reuniu dezenas de pessoas que clamavam pelo fim atividade. Segundo os integrantes do movimento, os cavalos estão sendo submetidos a exaustão, obrigados a fazer um trajeto cansativo, de 60 quilômetros por dia, sob forte calor. Informações extra oficiais, divulgadas pelas entidades, afirmam que seis animais teriam morrido. No entanto, conforme o comandante da cavalgada, Vilmar Romera, dois faleceram e outros 10 ficaram doentes.

Entre as entidades que participaram do manifesto está o Grupo de Abolição do Especismo. Os ativistas lutam para que não haja qualquer tipo de exploração entre as espécies. A antropóloga e integrante do movimento Maria de Nazareth, de 47 anos, disse que nas últimas semanas recebeu relatos assustadores, inclusive de tradicionalistas que teriam participado da cavalgada, mas saíram por não concordarem com o que estava acontecendo. "Soubemos que alguns animais estavam desnutridos e não recebiam água. Já outros, muito gordos, tinham dificuldade de aguentar todo o trajeto", conta.

A aposentada Maria Justo, de 67 anos, também apoio a iniciativa, apesar de não participar dos movimentos de defesa animal. Para ela, todo e qualquer tipo de sofrimento não é justificável. "O ser humano provoca muitas dores aos seres vivos. Machuca muito ver as pessoas maltratar animais que não podem se defender. Se cada um desse um pouco de amor, de sentimento ao próximo, situações assim não aconteceriam", acredita.

Ao todo, participaram dos protestos sete organizações, além das entidades filiadas ao Movimento Gaúcho de Defesa Animal. A cavalgada do mar termina neste sábado em Torres, no Parque de Balonismo.


Nenhum comentário: