quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A queda do oitavo andar da gata Penélope - Passo Fundo/RS.


Multa para crueldade em Passo Fundo











A queda de um gato do oitavo andar de um edifício está alimentando uma polêmica em Passo Fundo e poderá render uma multa de cerca de R$ 3 mil à mulher suspeita de tê-lo jogado.

O animal teria sido jogado por uma professora aposentada na quinta-feira passada, o que levou a Secretaria do Meio Ambiente a fazer a notificação, baseada em leis de maus- tratos aos animais. A multa deve ser entregue hoje à aposentada. De acordo com o secretário Clóvis Alves, titular da pasta, a penalização se baseia no decreto federal 6.514, que prevê multa e sanções a quem maltratar animais.

– Temos de ser rigorosos para dar exemplo. Para que as pessoas não façam este tipo de coisa. Claro que ela tem direito de se defender e provar que não fez isso. Mas temos nossas testemunhas – disse Alves, que deve encaminhar também uma queixa ao Ministério Público.

A história veio à tona na manhã da última quinta-feira. Rosa Schleder, 50 anos, voluntária do Clube de Amigos e Protetores de Animais (Capa), disse que atendeu ao telefonema da aposentada suspeita de ter jogado o gato na manhã de quinta-feira. Ela contou que a professora pedia ajuda para retirar de seu terraço uma gata que havia aparecido no final da noite anterior.

Por volta do meio-dia, a gata teria sido encontrada ferida no chão do prédio por outro morador. Ela foi levada para uma clínica veterinária. A veterinária que atendeu o animal ficou espantada. A gata teve lesões no tórax e fratura na bacia, mas passa bem. Pesando cerca de 2,9 quilos, a gata permanece sedada e em observação.

Dois dias depois da gata ser encontrada, uma senhora que costuma alimentá-la apareceu na clínica e contou que o animal tem cerca de quatro anos e se chama Penélope.

leandro.belles@zerohora.com.br

CONTRAPONTO
O que diz a professora suspeita de jogar a gata
A reportagem de Zero Hora ligou três vezes para o celular da aposentada suspeita de ter atirado a gata, mas o aparelho estava desligado. Ninguém atendeu ao telefone residencial da professora em três tentativas.

Gata Penólope se recupera em uma clínica veterinária depois de cair do oitavo andar de edifício

Nenhum comentário: