terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

SOS Bicho forma novas equipes para a Patrulha Animal - Curitiba/PR

O Projeto Patrulha Animal tem objetivo de criar, em Curitiba, um sistema de recebimento de denúncias



A ONG S.O.S. Bicho de Proteção Animal está formando novas equipes para atuar no projeto Patrulha Animal, que tem como objetivo atender os casos de maus-tratos a animais denunciados pela população de Curitiba. Desde a criação da primeira turma, em setembro de 2005, já foram criadas três equipes da Patrulha Animal, cada uma composta por cinco patrulheiros.
O Projeto Patrulha Animal tem objetivo de criar, em Curitiba, um sistema de recebimento de denúncias sobre maus-tratos a animais, avaliação das mesmas e encaminhamento às autoridades competentes. A intenção é realizar parcerias com o poder público de modo a obter um serviço semelhante aos já existentes em outros países, a exemplo dos programas “Distrito Animal” e ¨Protetores”, exibidos no canal Animal Planet, de TV por assinatura.
No momento, o principal trabalho exercido pelas patrulhas tem sido a verificação de denúncias sobre maus tratos a animais locados por empresas de segurança. Semanalmente, a SOS Bicho recebe pelo menos cinco novas denúncias sobre o assunto. Denúncias recentes resultaram na formalização, pelas patrulhas, de três queixas junto à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil.
O Projeto Patrulha Animal vem recebendo reconhecimento nacional e internacional. Além de receber apoio da World Society for the Protection of Animals (WSPA), à qual o SOS BICHO é afiliado desde 2003, o programa foi vencedor do 14º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Bem Estar Animal - ONG, conferido há 13 anos pela Editora Expressão a ONGs e empresas com gestão ecológica. O Prêmio Expressão de Ecologia conta com o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente como sendo a maior premiação ambiental para iniciativas da área empresarial e de organizações civis do Sul do país. Este ano, a cerimônia de premiação acontecerá no Centro de Divulgação Ambiental da Bunge, em Gaspar/SC, no dia 30 de novembro de 2006.

A expectativa da SOS Bicho, para a terceira seleção de novos patrulheiros, é formar duas novas equipes de trabalho. O curso acontece em duas etapas: curso de capacitação para voluntários e trabalho de campo. A capacitação para os voluntários terá início no dia 06 de novembro, a partir das 19:30hs, na sala 3 das Faculdades ESEEI.

A Patrulha
A idéia de criar um serviço nessa área apareceu em função do grande número de denúncias desse tipo recebidas pela entidade. “A maioria dos telefonemas que recebemos são denúncias de maus-tratos. Em Curitiba não existe órgão público que atenda satisfatoriamente a essas denúncias. As entidades de proteção e defesa dos animais também não têm condições de, sozinhas, atenderem todos os casos. E a única delegacia, para todo o estado do Paraná, que é especializada na questão do meio ambiente, não dá conta da demanda recebida”, explica a presidente da SOS Bicho, Rosana Vicente Gnipper.
Para isso, o Projeto Patrulha Animal prevê a criação de uma estrutura básica capaz de atender a população com maior rapidez. As patrulhas terão o trabalho de ir ao local denunciado para avaliar se a denúncia procede; colher provas e encaminhar o caso ao distrito policial mais próximo. Outra função será fazer um trabalho preventivo para que não haja novos casos, por meio de informações da legislação que protege os animais e orientações de como cuidar melhor dos animais de estimação.
Ou seja, a intenção é impedir os maus-tratos na medida em que o projeto informará a comunidade sobre a existência da legislação de proteção aos direitos dos animais (educação); fará cumprir as leis através da oficialização das denúncias junto às delegacias, por meio de Boletins de Ocorrência; fornecerá apoio jurídico e atenderá os animais quando for necessário.
“Acreditamos que, com a criação e implantação da Patrulha Animal, com equipes atuando nos diversos bairros da cidade, possamos dar conta da totalidade de denúncias recebidas. E, assim, poderemos atuar como verdadeiros protetores e defensores dos animais”, explica Rosana.

O Projeto
O projeto é dividido em duas etapas: a primeira constitui em um curso de capacitação para formação dos Patrulheiros, que será dado em quatro aulas (aspectos veterinários, questões jurídicas, assistência social e psicológica), uma vez por semana. Na segunda etapa, serão formadas as equipes com os patrulheiros selecionados. Essas equipes atuarão diretamente na verificação das denúncias recebidas.

O objetivo da ONG é ter uma equipe em cada bairro da cidade. Por enquanto, três equipes da Patrulha Animal estão em funcionamento.
Os patrulheiros que farão parte dessa frente de trabalho atuarão uniformizados e serão identificados com crachá, carteira de patrulheiro e, futuramente, utilizarão veículos identificados. Todo o trabalho será voluntário.
As aulas acontecerão sempre às segundas-feiras a partir das 19h30, nas dependências das Faculdades ESEEI, à Rua Chile, em frente ao Teatro Paiol, no Prado Velho.

O curso é aberto e gratuito a todas as pessoas que desejam atuar diretamente na verificação de denúncias recebidas pelo SOS Bicho, desde que preencham os seguintes requisitos: ser maior de idade, ter algum tempo livre durante a semana ou nos finais de semana, não é necessário ter ligação com movimentos de proteção aos animais, mas precisam ter comprometimento com os objetivos e valores do SOS BICHO.

Nenhum comentário: