sábado, 6 de março de 2010

Entidades discutem fim dos maus-tratos

Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press

Audiência pública de ontem na Câmara do Recife exigiu posionamento da prefeitura para agilizar ações que proíbam trânsito de carroças e redução da matança de cães e gatos no CVA




Enquanto aguardam a votação do projeto de lei federal que prevê o fim da matança de cães e gatos, emperrado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, representantes de entidades sociais se mobilizam no Recife para tentar reduzir os maus- tratos a animais. Ontem, organizações que lutam pelos direitos dos animais se reuniram na Câmara dos Vereadores do Recife para participar de uma audiência pública sobre o assunto. Em pauta, a proibição da utilização de animais de tração no Recife e o aumento no prazo para adoção de cães e gatos encontrados nas ruas e levados para o Centro de Vigilância Ambiental do Recife (CVA).

O vereador Daniel Coelho (PV), autor dos dois projetos de lei sobre esses temas, informou que será realizada uma reunião com o prefeito João da Costa e representantes dessas entidades. A perspectiva é que esse encontro ocorra até o final do mês. Os projetos que previam o aumento do prazo para adoção dos animais recolhidos para o CVA de quatro para 90 dias e a retirada gradativa da circulação dos animais de tração das ruas da cidade foram aprovados em plenário, mas vetados pelo então prefeito João Paulo. A intenção do vereador é saber do gestor municipal qual o pensamento dele sobre o assunto. "Queremos saber se ele tem uma proposta para que possamos acabar com esses problemas ou então se ele sinaliza positivamente quanto à derrubada do veto", explicou Daniel Coelho.

Outra demanda que será levada ao prefeito é a possibilidade de retirar o CVA da tutela da Secretaria Municipal de Saúde e passá-lo à Secretaria de Meio Ambiente. "Acredito que isso será positivo tanto para o pessoal da saúde, quanto para o próprio CVA, que terá um outro foco", comentou o vereador.

A presidente da Associação de Amigos e Defensores dos Animais e Meio Ambiente (Aadama), Maria Padilha, disse que as entidades têm uma grande expectativa com relação ao posicionamento do prefeito. "Esperamos que ele entenda a necessidade de acabar com o extermínio de cães e gatos. Esses bichos podem ser adotados, só precisamos de um prazomaior para viabilizar isso", disse Maria Padilha. Ele disse que outras entidades também fazem coro em defesa desse projeto.

Também será apresentado ao prefeito um projeto colocado em prática na Colômbia, que pôs fim a utilização do animal de tração na cidade de Medellin. Lá, os carroceiros passaram a utilizar motocarro. O projeto recebeu apoio do governo e, segundo Maria Padilha, deu excelentes resultados. O projeto de lei no Senado entrou na pauta e foi retirado. Por enquanto, está sem data pra ser votado.
Diário de Pernambuco.


Nenhum comentário: