quarta-feira, 10 de março de 2010

Iniciado o julgamento dos acusados pela morte brutal do "cão de Quintão"

Direitos dos Animais



O bárbaro episódio de maus-tratos contra animais, sem paralelo no país, envolveu o assassinato de um cão vira-lata de porte médio com pauladas na cabeça, aos risos, na Praia de Quintão. A gravação do ato e sua posterior divulgação na internet, com o nome de “Game Over Dog”, revela a banalização da violência. Outro fato marcante é a idade dos praticantes do ato criminoso: entre 19 e 21 anos.

Divulgação http://cachorroparaguaio.com

Por Redação da EcoAgência, com informações da ANDA

A primeira audiência do julgamento do trio de rapazes que, no ano passado, matou a pauladas um cachorro no balneário de Quintão, no litoral norte do Rio Grande do Sul, aconteceu na tarde de ontem, 09, no Fórum de Palmares do Sul. A data do veredito ainda deverá ser marcada nas próximas semanas.


Erton Meira Cassel, Carlos Maiato e Carlos Israel Rocha, acusados de cometer o crime, filmaram e disponibilizaram as imagens chocantes na internet. Como se tratou de uma audiência de instrução do processo, fase inicial do julgamento, a data do veredito ainda deverá ser marcada nas próximas semanas.


“Caso saiam impunes, será um grande estímulo para que os envolvidos percam ainda mais a noção dos limites e cometam atos piores no futuro, assim como outros podem se espelhar no crime”, alerta Marco Ciampi, presidente da ARCA Brasil - Associação Humanitária de Proteção e Bem Estar Animal. O dirigente esteve em Palmares no útimo dia 25, exclusivamente para entregar as 6.618 assinaturas exigindo a punição dos envolvidos no caso que ficou conhecido como “cão de Quintão”. Ciampi e Lourdes Sprenger, ativista pelos animais, entregaram o documento ao promotor de justiça Pietro Chidichimo Júnior.


A ARCA Brasil - que há meses pesquisa e se articula para que o caso receba a atenção devida, enviou material para a imprensa gaúcha. Ciampi concedeu entrevistas a jornais e emissoras de rádio e TV locais. Segundo ele, a ação contou com o apoio logístico da jornalista Gelcira Teles e de Lourdes Sprenger, ambas de Porto Alegre.

O bárbaro episódio de maus-tratos contra animais, sem paralelo no país, envolveu o assassinato de um cão vira-lata de porte médio com pauladas na cabeça, aos risos, na Praia de Quintão. A gravação do ato em vídeo e sua posterior divulgação na internet, com o nome de “Game Over Dog”, chamou a atenção entre as denúncias que a entidade recebe diariamente por sua exposição e banalização da violência, o que torna o crime emblemático em uma sociedade sedenta por espetáculo e sem noção de limites. O vídeo ficou disponível no You Tube até ser denunciado, cerca de uma semana depois. Outro fato marcante é a idade dos praticantes do ato criminoso: entre 19 e 21 anos.

Os rapazes e a tutora do animal se apresentaram à Justiça. Em sua defesa, o trio havia declarado que matou o animal a pedido da tutora. Para o promotor Pietro Chidichimo Júnior, a crueldade justifica uma punição. “Em um caso como esse, de menor potencial ofensivo, considero que o mais adequado seria a prestação de serviços à comunidade”, disse Chidichimo.



Nenhum comentário: