quarta-feira, 24 de março de 2010

Mulher abriga 400 cães, 60 gatos e duas éguas em sítio de Viamão

Aline Orestes Vieira criou a ONG 101 Viralatas e necessita de apoio para continuar seu trabalho


Muito mais que 101 animais são cuidados na ONG 101 Viralatas. A matemática vai além: não são apenas cachorros — a julgar pelo nome homônimo da conhecida raça canina. Ao todo, são 400 cães, 60 gatos e duas éguas que estão sob a tutela da viamonense Aline Orestes Vieira, 29 anos.

O início da história de Aline remete a 1991. A morena recém havia completado 10 anos quando chegou com o primeiro cachorrinho em casa. O número de mascotes foi crescendo, crescendo, e quando a família Vieira deu por conta, cerca de 40 cachorros corriam pela casa.

— Sabe como é. Eu sou filha única, então a gente faz uma chantagem e a mãe e o pai acabam deixando — brinca Aline.

Porém, a família de classe média da década de 1990 sentiu o orçamento apertar quando, em 1998, a empresa do pai, Valter, quebrou, e o dono de uma empresa de aplicação de gesso, com 30 funcionários, teve de fechar as portas. Venderam bens e imóveis e acabaram, ela, o pai, Valter, e a mãe, Vladete, se mudando para o sítio de 2 hectares, em Viamão.

— Agora trabalhamos com os animais — revela Aline, que conta ainda com três funcionários na ONG.

No primeiro e último domingo de cada mês, Aline vai até o Brique da Redenção para arrecadar alimentos e doações para os bichinhos. Se um animalzinho dá trabalho, imagina quase 500 bichos. Segundo Aline, só em ração, ela gasta R$ 8 mil. O dinheiro sai de doações e parceiros que auxiliam a 101 Viralatas.

— Faço divulgação por meio da internet, tenho 5 mil contatos de e-mail. Se responde 20 ou 30 é muito. Está bem difícil — aponta.

— Novos doadores são sempre bem-vindos — termina Aline.

O contato da 101 Viralatas é 101viralatas@gmail.com ou www.101viralatas.com.br.

ZEROHORA.COM



Nenhum comentário: