segunda-feira, 3 de maio de 2010

1,4 mil animais já foram castrados. Próxima etapa é na Vila Sabiá - SP


A partir de amanhã começa a castração gratuita de cães e gatos na região da Vila Sabiá.


O serviço é uma antiga reivindicação não apenas dos moradores que assistem a população de cães e gatos se multiplicando nas ruas da cidade, mas também das ongs que pregam a posse responsável de animais. A ação é destinada aos cães e gatos, machos e fêmeas, com mais de seis meses de vida e atenderá os bairros Vila João Romão, Vila Zacarias, Bairro dos Morros e Vila Sabiá. Os moradores interessados devem fazer inscrição amanhã e quinta, no Centro de Saúde da Vila Sabiá, das 7h às 19h. As castrações serão feitas num espaço cedido Igreja Presbiteriana da Vila Sabiá, sempre nas terças e quintas, nos meses de maio e junho.

De acordo com a Seção da Zoonoses da Prefeitura, o atendimento segue cronograma e critérios técnicos, observando os bairros e regiões da cidade que apresentam maior concentração de animais de rua e semi-domiciliados. A Secretaria de Saúde informou que antes de um bairro ser atendido, a equipe da Seção de Zoonoses visita a localidade e realiza um censo animal, entrevistando os moradores e consultando quantos têm interesse em castrar o animal de estimação.

A médica veterinária responsável pela Unidade de Controle Animal de Sorocaba, Lílian Nascimento, afirmou que o levantamento prévio foi feito pela equipe do Programa Saúde da Família. O censo animal dos quatro bairros apontou a proporção de 5,2 habitantes para cada cão e 39 habitantes para cada gato. Dos 2009 imóveis visitados, mais de 40% dos proprietários demonstraram interesse em castrar seus animais. Do total levantado, a divisão foi de 51% de machos para 49% de fêmeas e 87% de cães para 13% de gatos.


Balanço


Desde o final de 2008, quando foi inaugurada, a Unidade de Controle Animal de Sorocaba já realizou 1.439 castrações até o mês de março deste ano. No primeiro trimestre de 2010, 409 cães e gatos foram castrados, numa média mensal para 136 cirurgias.

Dentre os animais esterilizados, 60% é de caninos e 40% de felinos. A distribuição por sexo é 70% fêmeas e 30% machos. Com esta divisão, a equipe da Seção de Zoonoses estima que mais de 11,9 animais deixaram de nascer em Sorocaba nos últimos quinze meses. O cálculo é baseado em estudos de que uma única cadela tem duas crias anuais, com 6 filhotes cada e uma única gata tem três crias anuais com quatro filhotes cada.

O mais importante nisso tudo é a conscientização da população para a necessidade de controlar a população animal para reduzir o abandono e evitar problemas de saúde pública. Quase 12 mil cães e gatos deixaram de nascer e sabemos que boa parte desses animais viveria solto nas ruas, salientou Lilian. Além de atuar nos bairros onde há maior concentração de animais, a UCA também castra gratuitamente os cães e gatos adotados nas feirinhas promovidas pela Zoonoses ou no posto fixo de doação que funciona no Canil Municipal. De toda a nossa demanda, 10% é de animais adotados, o restante é do trabalho desenvolvido nos bairros, frisou Lílian.

Desde o início das atividades em Sorocaba, dezenove bairros já foram contemplados pelo serviço. Três na primeira etapa e dezesseis na segunda, que está em andamento. Em agosto será aberta uma nova fase da castração em mais doze bairros da Zona Norte, todos localizados ao lado direito da avenida Ipanema, nas adjacências da Vila Angélica, Nova Sorocaba e Vila Carol.

Os veterinários informam que há várias vantagens para a castração. No caso das fêmeas, elas vivem mais, deixam de ter o cio, deixam de atrair machos, diminuem os tumores de mama e útero e ficam mais tranquilas. Para os machos, também está comprovado que aumentam o período de vida, ficam mais tranquilos, diminuem os latidos e uivos, a necessidade de urinar por toda parte para demarcar território, as fugas e brigas e ainda o risco de transmissão de doenças.
Fonte:Jornal Cruzeiro do Sul
Sorocaba e região

Nenhum comentário: