quarta-feira, 16 de junho de 2010

CRMV/RS. e as esterilização via Unidade Móvel


o Conselho Regional de Medicina Veterinária/RS observou uma irregularidade nas castrações realizadas pela Vigilância Sanitária nos bairros de Bagé. .






A princípio, essas esterilizações seriam irregulares.
Conforme o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes dos Santos, a prática será analisada pelo Conselho porque o ideal é que as castrações aconteçam em clínicas ou hospitais veterinários. De acordo com ele, as campanhas de esterilização ou de castração são permitidas, desde que respeitadas algumas regras. Fagundes destaca que os procedimentos de castração devem ser realizados em estabelecimento devidamente registrado no CRMV-RS e autorizado para funcionar como Clínica Veterinária ou Hospital Veterinário.
O programa de castração a animais semidomiciliados ou domiciliados em Bagé iniciou em março deste ano, depois de uma visita à cidade argentina de Almirante Brown. As representantes do Núcleo Bageense de Proteção aos Amimais adotaram, em parceria com a Vigilância Sanitária, o método semelhante ou bastante parecido com o realizado na argentina. Desde então, aqui em Bagé, uma média de mais de 30 animais são esterilizados por dia. A prática consiste em realizar as cirurgias diretamente nos bairros, no ônibus da Vigilância.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Luana Machado, destaca que as castrações são realizadas normalmente, até por que, até o momento, não recebeu qualquer documento proibindo a prática.


Fonte:Jornal Minuano

Nenhum comentário: