quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Tortura de animais

O Povo online

Editorial
Tortura de animais
A sociedade cearense não pode assistir calada às cenas de tortura de animais prodigalizadas por abatedouros oficiais, como em cascavel



Uma denúncia promovida pela União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), do Ceará, levou uma equipe de reportagem televisiva de uma emissora local a flagrar terríveis cenas de crueldade contra animais, realizadas no Abatedouro Municipal de Cascavel, e exibidas, ontem, para o público. As cenas dantescas de tortura traumatizaram os telespectadores que viram a matéria, cuja repercussão provavelmente não ficará restrita às fronteiras do Ceará, dado o atual nível de consciência humanitária, presente na opinião pública nacional e mundial.

Além de atentar contra a legislação protetora dos animais, o método cruel de abate, com o uso de tortura, provoca, além do mais, a emissão de toxinas na carne que será oferecida aos consumidores, prejudicando sua saúde. Isso, sem falar na contaminação advinda de um ambiente totalmente poluído, onde a precariedade das instalações salta à vista.

Ouvido pela reportagem, o secretário municipal responsável pelo estabelecimento prometeu que as instalações seriam fechadas, imediatamente, reconhecendo a falta de condições mínimas para o seu funcionamento. No entanto, as irregularidades já haviam sido denunciadas ao Ministério Público e outras instâncias responsáveis, há muito tempo, e, mesmo assim, o estabelecimento permaneceu intocado, até agora.

Surpreendentemente, a autoridade municipal não falou no principal: a abolição do método ilegal de abate, já que a legislação exige a utilização de pistola pneumática que produz uma morte imediata, com o mínimo de sofrimento para o animal. Essa exigência não pode ser ignorada, ou deixada de ser cobrada pelo Ministério Público, por razões não apenas humanitárias, mas também sanitárias, em vista dos prejuízos à saúde humana, decorrente de uma carne contaminada por toxinas e pela poluição ambiental.
Mesmo o método ilegal de abate a marretadas não dispensaria a perícia do executor. Nas cenas mostradas, além da imperícia, há uma crueldade gratuita, com marretadas prévias por todo o corpo do animal. Isso é um crime revoltante.
Aliás, é chegada a hora de o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde e o Ministério Público realizarem uma fiscalização geral em todos os abatedouros oficiais – além de exigir o combate aos clandestinos – para verificar se estão cumprindo a legislação quanto ao método humanitário de abate.
Uma sociedade que aceitasse como natural a crueldade contra os animais abriria as comportas para o embotamento da sensibilidade humana de seus membros, dando ensejo a uma pedagogia do desrespeito à vida, em todas as suas formas, e com isso produzindo mentes deformadas que se voltarão contra a própria comunidade. Não podemos permitir isso, principalmente porque o Brasil tem uma legislação de defesa dos direitos dos animais. Com a palavra o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde e o Ministério Público.
http://opovo.uol.com..br/app/opovo/opiniao/2010/09/16/int_opiniao,2042669/b-tortura-de-animais-b..shtml


ACESSE O PORTAL DO MINISTÉRIO PUBLICO DO PARANÁ E EXIJA PUNIÇAO AOS COVARDES QUE TORTURARAM ANIMAIS NO ABATEDOURO MUNICIPAL DE CASCAVEL:

http://www.ouvidoria.mp.pr.gov.br/ouvmp/orgaos/123/fale_ouvidor.php

Senhores,
Fiquei chocada com a noticia de crueldade e tortura infligidos a animais do abatedouro de Cascavel. Solicito que os covardes sejam punidos exemplarmente com cadeia, uma vez que maltratar animais é crime neste País e , uma vez que a matança de animais vai continuar indiscrimidamente, seja exigido dos abatedouros que seja cumprida a lei que exige a morte por atordoamento com pistola para que os animais sofram o menos possivel, uma vez que sempre há sofrimento, mas há como evitar que sofram mais do que a dor da própria morte.
Att.
Sabine Fontana




Nenhum comentário: