segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Pet Shop, um bom mercado para ser explorado, mas também muito concorrido

As lojas de animais, ou as chamadas “pet shop”, têm ganhado um espaço muito grande junto à sociedade, já que a criação de animais domésticos, em especial, os cães e gatos vem crescendo, não importando a condição sócio-cultural.



O crescimento deste mercado tem exigido dos empreendedores uma nova filosofia no que tange a prestação de serviços e também nos produtos que comercializam visando atender a demanda dos proprietários de animais de estimação, já que eles não são vistos pelos seus proprietários como “simples animais”, mais sim como seres que requerem atendimento diferenciado em padrões sofisticado.
Segundo dados da Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviço e Defesa Destinados ao uso Animal, a Assofauna, 63% das famílias brasileiras, das classe A e B possuem animais de estimação e têm um relacionamento de “família” com os bichinhos. Na classe C este número aumenta para 64%.
O mercado de pet shop tem crescido em média 17% ao ano no Brasil e, em todo o mundo, este segmento movimenta anualmente nada menos do que 1 bilhão e meio de dólares. O Brasil possui atualmente a terceira maior população de cães do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China. Diante destes números percebe-se que existe um mercado bem expressivo a ser conquistado. Os primeiros passos a serem dados pelo empresário que quer montar um pet shop é gostar muito de animais e ter prazer em lidar com pessoas, já que é importantíssimo lembrar que os serviços e produtos são oferecidos para os animais, mas quem paga a conta são os donos dos bichinhos, que buscam serviços e produtos de alta qualidade.
O investimento para abrir um pet shop dependerá do porte e estrutura da empresa, podendo variar de R$ 50 mil até a R$ 500 mil, isto porque quando o segmento for apenas comercialização de produtos o valor do investimento é menor.
Em todo o Paraná existem 453 pet shop, sendo que somente em Curitiba são 215.
Fonte: Jornale

Nenhum comentário: